Castelo destaca a luta pela democracia na celebração dos 80 anos da OAB-MA

 

Ao participar das comemorações pelos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Maranhão (OAB-MA), o prefeito de São Luís, João Castelo, destacou a luta pela democracia no país, o que, segundo ele, garante os direitos do cidadão. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira (26), no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

 

“É muita alegria participar dos 80 anos da OAB-MA, da qual também faço parte como advogado. A OAB é uma instituição que luta pela democracia, sem partidarismo, e este é o nosso grande regime, defender os interesses da população. O papel da OAB é ficar do lado do povo”, declarou João Castelo.

 

O procurador geral do Município, Francisco Coelho, também participou da cerimônia. “Sentimo-nos honrado em fazer parte da OAB, uma instituição que luta pelo fortalecimento da classe. Desejamos que a instituição se mantenha na vanguarda pela democratização do país e pelos direitos da cidadania”, disse Francisco Coelho.

 

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-MA, Mário de Andrade Macieira, destacou a história de luta da advocacia brasileira, que acompanhou os regimes políticos do país e que foi imprescindível para a manutenção da democracia do Brasil, a exemplo das Diretas Já e de outras manifestações populares ocorridas no país.

 

“A OAB luta pela defesa da democracia e pela atuação ética no exercício da democracia, dos direitos humanos e ao respeito ao cidadão”, disse Mário Macieira, destacando ainda ter orgulho de ser o 20º presidente da Seccional Maranhão e de manter a Ordem atuante aos movimentos sociais.

 

O presidente do Conselho Federal da Ordem, Ophir Cavalcante, foi uma das autoridades presentes e afirmou que a Ordem luta pelo Estado de Direito e pela independência profissionais dos advogados brasileiros. “É uma alegria muito grande fazer parte da festa de uma entidade que luta também pelo combate à corrupção no país e pelos direitos do cidadão brasileiro, que deve participar ativamente de nossas lutas e não ser apenas um mero espectador”, frisou.

 

 

 

Selo Comemorativo

 

As comemorações pelos 80 anos da OAB – Maranhão (1932-2012) começaram com a apresentação do espetáculo teatral “Liberdade: um sonho intenso”, que teve a participação do ator maranhense César Boaes.

 

Durante a cerimônia, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), com a presença do diretor regional dos Correios, no Maranhão, José de Lima Brandão, a OAB lançou um Selo Comemorativo dos 80 anos da Seccional, que circulará nacionalmente com a imagem do mapa do Brasil e a logomarca da entidade.

 

A instituição também homenageou os ex-presidentes, que receberam placas comemorativas. Na ocasião, também houve o lançamento do CD dos 80 anos da entidade, com 12 músicas, todas de autoria de advogados da Ordem.

 

Além do presidente do Conselho Federal, diversas autoridades dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário prestigiaram a festa, assim como também conselheiros federais e estaduais da OAB; presidentes das Subseções da Seccional Maranhense instaladas no interior do Estado; diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA) e jornalistas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *