Câmara Municipal concede título de cidadão de São Luís ao maestro Giovanni Pelella


A Câmara Municipal de São Luís concedeu, no final da manhã desta terça-feira (20), um título de cidadania ludovicense ao maestro e professor universitário, Giovanni Pelella (Foto entre Pereirinha e Zé Joaquim). A proposição da comenda é de autoria do vereador Sebastião Albuquerque (DEM) em conjunto com o vereador José Joaquim Ramos (PSDB), e aprovado pela unanimidade dos demais vereadores da Casa. A solenidade de outorga do título foi prestigiada pelos familiares e amigos do homenageado e, também, pelo Coral Madrigal Santa Cecília – regido por Giovanni Pelella, que cantou três músicas ao longo da cerimônia.

Natural de Nápoles, na Itália, Giovanni Pelella veio para o Maranhão em 1964. Nesse mesmo ano, fixou moradia em São Luís. Na terra natal, Nápoles, formou-se em Filosofia e Teologia, Química Teórica, Órgão e Regência. No Brasil, graduou-se em Filosofia, Psicologia e Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Lecionou Latim e Filosofia no Seminário São José em Guimarães (MA). Na capital do Estado, foi professor de Química no Liceu Maranhense, e de Matemática nos colégios Santa Teresa e Rosa Castro. Além do magistério, Pelella também trabalhou como administrador em empresas privadas, e atuou como gerente de câmbio no Banco da Bahia S/A. Mas foi nos campos da música e do ensino superior que sempre desenvolveu suas principais atividades, ao longo dos 48 anos de residência em São Luís – terra onde também casou e constituiu família.

“Ao conceder o título de cidadão de São Luís a Giovanni Pelella, no quarto centenário de nossa cidade, a Câmara homenageia-a com esse filho cujas mãos têm encorajado outras mãos a agir e viver sem medo, e cujo olhar tem contagiado outros olhares a encarar e fixar horizontes e arco-íris”, afirmou José Joaquim em seu pronunciamento. “Que as graças de Deus na sua plenitude possa, agora, Giovane Pelella, batizar-te ludovicense, e que isso aumente os laços de compromisso social desse filho com sua cidade”, declarou o vereador decano.

“Este título de cidadão é uma honraria grande demais por tudo aquilo que fiz por esta terra abençoada. Espero continuar a cultivar a arte do canto coral para fazer jus à honra que esta Casa Legislativa, hoje, me concede”, disse Giovane Pelella em seu discurso de agradecimento à Câmara, após o recebimento de sua nova certidão de cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *