E-mail pra dona Bibi

Ei, cidadã, muito  bom dia!  Acorda logo mulher que hoje tem muitas novidades. Só daqui, ó! A semana inteira foi de sufoco lá em casa, já  que  a Elineusa atuou  como uma das coordenadoras da  SBPC e só voltava após  ameia-noite.  Aí  já viu, né,  a Lívia só dormia   após a chegada da  mãe, enquanto o  restante da  carrumbamba ficava preocupada  com  essa onda de violência que assola São Luís.

Vi que a Elineusa ficou mais feliz do que pinto no monturo   com tal atividade,  por conta  de um convite que lhe foi feito pelo própio reitor da UFMA, Natalino Salgado.  A mulher tá poderosa. Bem, deixemos essas  histórias  de família de lado e vamos  às mais interessantes.

*

Bombou na Net, morena   uma onda dando conta sobre o romance entre o jornalista  Zeca Camargo, do Fantástico da Globo e o ex-jogador Raí, do  São Paulo e da Seleção Brasileira.

*

Disseram até que o Raí teria abandonado a esposa doente, para  dividir  o teto, a cama e  o banheiro com o Zeca Camargo.Verdade ou não,o certo é que nenhum dos dois  desmentiu a revelação.

*

Toda amovimentação,  de norte a sul  do país, no momento, é com relação  às eleições de outubro. No  Maranhão,Bibi, já apareceram algumas  pérolas,  que só tu tomando conhecimento. Coisa de cinema.

*

Aqui em São   Luis, por  exemplo, o feirante Francisco das Chagas Feitosa, que pretende  ocupar uma vaga na Câmara Municipal, tomou  um susto,ao saber, pela Justiça Eleitoral, que  já  havia morrido.

*

É isso mesmo, minha fofa!  Tinha até um atestado   de óbito  do dito  cujo. Depois de muita democracia, ele consegiu provar  e  comprovar que está vivinho da silva. Agora, é saber quem levou o  atestado de óbito do Feitosa para a Justiça Eleitoral.

*

Já em Mirinzal, pertinho de nossa Cururupu, tem  outro fuzuê, mas  esse arrumado pelo PMDB,  que enviou para o Tribunal Regional Eleitoral nomes  de dois candidatos a prefeito.

*

Um é o empresário Amaury Almeida, filho e irmão de  ex-prefeitos.Outro é  o líder comunitário Irinaldo Machado,o Azul. Como  só um pode  disputar  a eleição, o PMDB está metido numa  saia justa.

*

Pra complicar, nenhum dos  dois quer abrir  mão da candidatura.Cada um diz que está melhor do   que o outro junto  ao eleitorado. Pelo jeito, a decisão vai ser tomada na “porrinha”.

*

Ainda estou triste, cidadã, pela morte  da amiga Rosana Cátia Santos Pires, na última quinta-feira. Trabalhou comigo na Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, sob a direção do Félix Alberto. Era uma jovem sorridente, competente e muito prestativa.O câncer abreviou-lhe a vida.

*

Que pena, Bibi, o futebol  do Maranhão  foi   pro beleléu mais cedo do que muita gente imaginava. A Federação Maranhense de Futebol, alvo  de muita polêmica durante o longo reinado  do Alberto Ferreira, está sem comando.

*

Brigaram tanto com o Alberto, até  que ele foi escorraçado  da entidade. Saiu pelas  portas do fundo, humilhado e execrado   em praça pública. Assumiu o advogado  Antonio Américo, tendo como vice, o desportista  Walter Lira.

*

Pois bem, uma renca de time está anunciando  a desistência de  participar da Copa União, enquanto seu Antonio Américo assiste, de   camarote,em Londre as disputas  dos Jogos Olímpicos.

*

Como o vice não quer  assumir o papel,a FMFestá acéfala.É uma confusão dos diabos, minha fofa. Pelo visto, não  demora muito e neguinho vai pedir arrego ao Alberto Ferreira.

*

Fazer  saliência agora dá  punição aqui no andar de  baixo, Bibi  de Deus, que o digam  a advogada       Denise Rocha, ex-assessora  do Senado e a  maranhense Iziane Marques, jogadora de basquete.

*

Um vídeo pra lá de apimentado da Denise foi  postado na internet. Sem qualquer apuração, a cidadã  foi demitida “a bem da moralidade pública”, daquela casa de mensaleiros, de  verdadeiros assaltantes do dinheiro  público.

*

Após a demissão, ficou constatado que a gravação  é de pelo menos seis anos atrás e foi  postado pelo  mau caráter do ex-namorado da moça.Uma canalhice sem precedentes.

*

Já a Iziane  foi cortada da seleção brasileira de basquete que disputa os Jogos Olímpicos de  Londres,  por haver levado o namorado  para a concentração.

*

Uma punição pelo puritanismo exarcebado,coisa   de quem quer aparecer. Agora, virou moda. Roubar pode, como fazem os políticose dirigentes esportivos. Fazer amor  é incorrer em ilegalidade.

*

A corrida para a Câmara Municipal é, desta vez maior,minha gata,uma vez que estão abertas  mais 10 vagas e todo mundo que  tem um razoável  ciclo de amizade, se considera   com um pé no Parlamento Municipal.

*

Com isso, tenho visto candidatos de todos os naipes, em todos os bairros.  Nomes curiosos, com  “Catingueiro”,”Zé do Bolo” e até “Garrote”, já  pude anotar.

*

Converse com um candidato desses e veja o que vai responder: “Tenho tantos votosno bairro tal, tantos  na área rural,com muitos  parentesno centro ecom certeza garanto a eleição”.

*

Me faz lembrar  a eleição de 2000,quando assessorava o atual  prefeito João Castelo. Era assessor  de imprensa  e coordenava um comitê ali na PontaD’Areia.

*

Desempenhava mais de uma função,numa campanha fraca financeiramente e, fiquei responsável pelo atendimento de lideranças comunitárias e suplentesde vereadores.

*

Numa manhã  madorrenta manhã de segunda-feira, me aparece um certo “João do Coroado”, garantindo que iria conseguir 10mil votos para o candidato aprefeito, que seria um dos  mais votados para vereador e que,para isso,  precisava de carros de som, material gráfico, combustível e outras coisas  mais.

*

Até aí, tudo bem. Ele saiu efui verificar  a votaçãodo cidadão na eleição  anterior. O susto: Apenas 232  votos. Como  o João do Coroado, eram muitos a me atazanar apaciência diariamente com  pedidos e mais  pedidos e a situação não mudou de lá pra cá.

*

Quem quiser saber o que  é aporrinhação, que   aceita convite para coordenar  uma campanha política. Seja ela  majoritária ou proporcional.Vai se deparar  com tanta situação…

*

E não adianta dizer que os “chatovaldos”  que aparecem fazendo esdrúxulos pedidos estãoequivocados, porque isso soa como verdadeira agressão.

*

Olha, minha gata, com essa,  teu pretinho  vai ficando  por aqui, garantindo  que retorna na próxima semana, se Deus quiser.E ele quer, porque sempre  foi  legal comigo.

*

Um beijão do  teu filhote amado

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *