Lobão reafirma instalação da Refinaria Premium, no município de Bacabeira

 
Ministro Lobão

Ministro Lobão

O ministro Edison Lobão (PMDB) reafirmou que a Refinaria Premium será instalada no município de Bacabeira, em resposta ao questionamento feito pelo jornalista Roberto Fernandes, na rádio Mirante AM, durante entrevista coletiva no programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

– A Refinaria Premium no Maranhão foi um projeto anunciado por mim como ministro de Estado, pela Petrobras, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, então ministra Chefe da Casa Civil. Um projeto como este não pode acabar. Ele é uma necessidade para o país. O que houve é que ela é construída por etapas. Duas etapas já foram construídas. Eu recomendei à presidente da Petrobrás que fosse à China fechar com uma grande empresa para complementar o projeto e isto está sendo feito exatamente neste momento. Não há nenhuma intenção de paralisar nem essa, nem a do Rio de Janeiro e a de Pernambuco – assegurou.

O ministro Lobão admitiu algumas dificuldades financeiras enfrentadas pela Petrobras, mas garantiu a participação de uma empresa da China no projeto de instalação das refinarias no Brasil.

– Estamos negociando com uma empresa chinesa para que seja parceira na instalação dessas refinarias no Brasil e o contato está sendo feito pela presidente da Petrobras, Graça Foster. O governo está tomando todas as providências tanto para instalação das refinarias do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Essas refinarias são importantes para atender as necessidades internas -admite.

Parlamento

A Refinaria Premium foi tema em sessão desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em pronunciamento, o deputado César Pires (DEM), quebrou o silêncio e convocou o parlamento estadual, independente da sigla partidária, para lutar pela instalação da refinaria Premium, em Bacabeira.

César Pires destacou que a refinaria Premium foi um compromisso que o governo federal assumiu com o Maranhão, com a participação in loco da então ministra Dilma Rousseff e do então presidente Lula. E lamentou que, depois desse empenho, hoje a visão da refinaria é de um “esqueleto desidratado”.

Durante as discussões, o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), comprometeu-se com o envio de um requerimento de informação ao ministro das Minas e Energia, o senador maranhense Edson Lobão (PMDB), pedindo informações concretas sobre a situação das obras de instalação da refinaria Premium.

(Imirante)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *