Clay e Igor Lago anunciam desfiliação do PDT

Igor e Clay Lago:  Fora do partido que ajudaram a construir

Igor e Clay Lago: Fora do partido que ajudaram a construir

Clay Lago e Igor oficializarão na próxima terça-feira (4), o afastamento do PDT. Os dois irão ao Fórum Eleitoral, no Anel Viário, entregar a formalização da desfiliação. Em seguida, os pedetistas participam de entrevista coletiva, a partir das 15h.

O filho do ex-governador Jackson Lago já havia externado a intenção de deixar a legenda. Em encontro com o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), e com o hoje comunista Luiz Pedro, no dia 7 de maio, ele elencou os motivos que o levaram a decidir pela saída da legenda.

Para ele, o PDT tem sido usado como linha auxiliar de partidos com aspirações nacionais mais bem definidas.

– Tanto em nível nacional como local o partido deixa de ser protagonista para ser apêndice, sem um projeto nacional e local que ampare as suas pretensões. Um partido que perdeu, inclusive, a sua estatura ética e moral. Deixo o PDT para honrar a luta dos fundadores do próprio partido. Farei isto, nos próximos dias, numa carta aberta ao povo do Maranhão – disparou.

Debate

A saída da viúva Clay Lago, por outro lado, foi debatida por quase um mês. Assim que anunciada a decisão de desfiliação de Igor Lago, a viúva de Jackson também chegou a ser procurada para falar sobre o assunto, mas ainda não havia se posicionado, apesar de sempre deixar claro que conversaria com seus mais próximos aliados na sigla.

Há mais de um ano Clay Lago tem se dedicado a tocar o projeto do “Instituto Jackson Lago”. A perda de espaços no PDT também a fez, junto com Igor Lago, encabeçar um movimento intitulado “Comitê de Resistência Democrática Jackson Lago”, por meio do qual comandava a dissidência pedetista no Maranhão. Os dois quase ex-pedetistas já têm convites do PSB e do recém-criado MD para ingressar em suas fileiras.

Crítica

O vereador Ivaldo Rodrigues -um dos principais aliados do atual presidente estadual do PDT, deputado federal Weverton Rocha – foi o único membro do partido local a posicionar-se publicamente até hoje sobre a postura de Clay e Igor Lago. Para ele, Jackson foi “um dos homens mais extraordinários” que o Maranhão já teve.”Pena que a herança que ele deixou a sua família foi a mágoa, a dor e especialmente o ranço de uma vida inteira. […] Viva o Jackson e repúdio aos que, como Igor Lago, só dissemina ódio, raiva e rancor”, escreveu em sua página numa rede social, também no início de abril.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *