Pefeito de Pirapemas se complica ao tentar justificar erro

Prefeito Iomar, de Pirapemas Muito se comentou neste últimos dias sobre a publicação de um contrato firmado entre Prefeitura de Pirapemas e a empresa Serv Obras.  Esta semana, usando um considerável espaço do Blogue “Pirapemas.com”, o prefeito Dr. Iomar tentou justificar erro que diz ter encontrado na administração passada e acabou por se complicar mais ainda; Veja o que  diz a matéria do blogue:
“O que poucos sabem é que quando o prefeito Dr.Iomar assumiu o executivo, os veículos da prefeitura estavam todos sucateados. Para evitar este contrato de locação, os veículos da prefeitura ainda chegaram a ser reparados, só que os problemas eram tantos e a necessidade era urgente que a administração municipal achou por bem, terceirizar os serviços.

Quando se publica um extrato de contrato licitatório é para dá transparência e publicidade. Quando se licita e não publica é porque há desvios.  Os quatros contratos divulgados recentemente, qualquer cidadão pode ter acesso no diário oficial do Maranhão, são apenas Previsão Orçamentária, ou seja, para que o município não pare, o executivo estipula um valor para gastos de locação para todo o ano. Nesta locação podem ou não ser incluídos máquinas pesadas (Tratores) para recuperação de estradas, perfuração de poços e outros, neste caso não haverá mais a necessidade de nova licitação”.

Uma das exigência do prefeito Dr.Iomar e uma das clausulas do contrato com a empresa é usar a mão de obra local, ou seja, a alocação dos veículos tem que ser de moradores do município o que faz alavancar a economia da cidade.

Atualmente a Prefeitura de Pirapemas tem locado com a empresa ServObras: 7 Carros 1.0, 2 Ônibus Escolares, 8 Motos, 1 Caminhão 3/4 e 1 Caçamba divididos entre as secretárias de saúde, educação, assistência social, agricultura, infraestrutura e governo.

Destes veículos,  4 carros estão sendo usados para transportes de profissionais da saúde (PSF) para deslocamentos a zona rural do município, sendo que 1 destes carros fica de apoio do outro lado do rio Itapecuru,  2 ônibus servem para transportar alunos tanto da rede municipal quanto estadual, 1 caminhão 3/4 é usado para transporte de merenda escolar, 1 caçamba, 1 carro fica dando apoio na secretaria de educação e 1 na secretaria de assistência social.

Quanto as motos alocadas, ficam divididas da seguinte forma: 3 motos na secretaria de educação, 1 moto na secretaria de agricultura, 1 moto na assistência social, 2 motos na secretaria de saúde e 1 a disposição do governo.

Portanto, as informações divulgadas por um blog da capital são de cunho político, na tentativa de denegrir a imagem do gestor municipal, Dr.Iomar”.

ESTÁ TUDO ERRADO

Previsão orçamentária é o Orçamento anual sempre aprovado ao final de casa ano. Neste caso, Dr. Iomar trabalha com a previsão elaborada pelo ex-prefeito Eliseu  Moura e aprovada pela Câmara Municipal da cidade.

Quando se trata de processo licitatório, se trabalha com números reais. Ou o prefeito que é médico aprende essa equação política administrativa ou, com certeza irá se complicar dentro de pouco tempo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A terceirização de ônibus escolares pode até ser justificada perante uma gestão capenga, quando se sabe que o Governo Federal libera estes meios de transportes há bastante tempo. Para isso, basta um prefeito diligente, que conheça os caminhos de uma administração com lisura e sem problemas.

As informações divulgadas por “um blogue da capital”, não são sensacionalistas coisas nenhuma. Apenas servem de alerta para  o povo de Pirapemas, que saiu de uma péssima administração e entrou numa que  pode ser pior do que a antecessora. É como sair do fogo e cair na frigideira quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *