Gil Cutrim recebe Prêmio ANPV de Excelência em Gestão

gil premiado

Em solenidade realizada nesta quarta-feira (27) em Brasília, o prefeito Gil Cutrim recebeu o prêmio ANPV 2013 – Excelência de Gestão, honraria concedida pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil, em parceria com a Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil (FREMAPREV), em reconhecimento as políticas públicas sustentáveis desenvolvidas em vários setores da administração públicas do município de São José de Ribamar.

 

A solenidade de entrega da premiação aconteceu no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Apenas 100 municípios brasileiros, dentre eles São José de Ribamar, foram escolhidos pela Associação para receber a honraria.

 

“A indicação de São José de Ribamar, como município no qual as ações públicas de sustentabilidade são executadas de forma eficiente, nos enche de orgulho e é mais uma prova de que continuamos a trilhar o caminho certo do desenvolvimento”, afirmou Cutrim, que recebeu o prêmio do presidente da ANPV, Arnaldo Lima, e dos deputados federais Júlio Campos e Sétimo Waquim, presidente e vice- presidente da FREMAPREV, respectivamente.

 

O levantamento feito pela ANPV junto a todos os municípios brasileiros levou em consideração ações e projetos governamentais focados na eficiência e gerenciamento estratégico; preservação do meio ambiente; cumprimento de metas nas áreas da saúde e educação; implantação de programas de capacitação e geração de emprego para os jovens; espírito de empreendedorismo do atual gestor, seu dinamismo e adoção de orçamento participativo; dentre outros.

 

Em São José de Ribamar, vários foram os projetos e ações pioneiras analisadas e que receberam total aprovação da comissão da ANP, dentre eles o Caminhão Juventude e o Alvará Verde.

 

O Caminhão da Juventude, ao longo dos últimos três anos, já capacitou gratuitamente mais de 8 (oito) mil jovens de diversas regiões do município de São José de Ribamar.  Ele funciona como uma escola itinerante profissionalizante, promovedora da inclusão digital, e que visa capacitar jovens da cidade para inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho.

 

Já o Alvará Verde é outra iniciativa pioneira da administração do prefeito Gil Cutrim e que facilita o acesso do cidadão aos serviços de licenciamento ambiental em São José de Ribamar. Criado em 2012, através da Lei Municipal nº 952/11, o Alvará Verde, que será copiado pela Prefeitura de Porto Alegre e implantado na capital do Rio Grande do Sul, é uma nova modalidade de licenciamento ambiental destinado para atividades classificadas de menor porte – como bares, escritórios e representações, por exemplo – e cujo potencial de poluição é considerado mínimo. Para obter o Alvará, o cidadão que se enquadra no perfil de operador de atividades de menor porte deve proceder da seguinte forma: procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José de Ribamar (localizada na sede do município) e obter o requerimento padrão. Em seguida, deve preenchê-lo e dar entrada no processo junto ao órgão municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *