PTB rompe com PT e anuncia apoio a Aécio Neves

ptb

 Ruan Melo Do G1 BA e do G1, em Brasília

Sob protesto de parte de seus membros, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) aprovou nesta sexta-feira (27) o apoio ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, nas eleições deste ano. A decisão ocorreu por aclamação da maioria dos delegados presentes à convenção, realizada num hotel em Salvador.

Mesmo após ser várias vezes anunciado pelo presidente da legenda, o ex-deputado federal Benito Gama, o resultado não agradou a vários parlamentares do PTB, que reclamaram em discurso não terem sido consultados sobre a mudança de posição do partido, que antes havia prometido apoio à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Gama enfatizou que embora o partido apoie Aécio à Presidência, cada estado terá autonomia para decidir quem vai apoiar nas eleições para os governos estaduais. Na Bahia, o PTB confirmou o apoio a Rui Costa, candidato do PT ao governo estadual. Em Pernambuco, o senador Armando Monteiro, do PTB, disputará o governo com apoio do PT, que indicou o deputado federal João Paulo (PT), como candidato ao Senado.

Integrante da base de apoio ao governo desde 2011, o PTB chegou a se reunir com Dilma no final de maio, em Brasília, para selar a aliança. No sábado (21), porém, a cúpula decidiu mudar de lado e aderir à candidatura de Aécio, alegando quebra de acordo do PT para apoiar candidatos do PTB em Roraima, Piauí, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *