Dívida de R$ 700 mil mergulha Santa Casa m grave crise

santa casa

 

Com mais de 300 anos de fundação, o Hospital Santa Casa de Misericórdia atende a comunidade nos mais diversos serviços de saúde de São Luís e busca se reerguer das dívidas, que aos poucos estão sendo sanadas. Conveniada com o Sistema Único de Saúde, a Santa Casa ainda passa por dificuldade, mas a administração garante que os tempos são outros e que não há possibilidade de o hospital fechar as portas.

Instituição tradicional na capital, a Santa Casa recebe cerca de 1.300 pacientes por mês para cirurgia geral, obstetrícia, pediatria, ortopedia, clínica médica, entre outros atendimentos e consultas. “A situação melhorou, porém estamos tendo dificuldades financeiras ainda, como todo hospital filantrópico do país, por falta de atualização na tabela de remuneração do SUS, que está parada há 12 anos e nós representamos 60% dos atendimentos do SUS no Brasil”, explicou o diretor administrativo do hospital, Abdon Murad.

Ele enfatiza que nos últimos três anos foram fechados no país uma média de 13 mil leitos de hospitais do SUS e que no Maranhão não há esta possibilidade. “Temos muito trabalho, mas, nunca cogitamos a idéia de fechar as portas e deixar de atender a população”, destacou o diretor.

Abdon Murad disse que com a municipalização da saúde a Prefeitura de São Luís repassa mensalmente o dinheiro do SUS e que a dívida de 11 milhões da gestão passada está sendo paga pelo atual prefeito e ainda faltam três milhões. Ele disse que a Santa Casa tem uma média de 400 colaboradores e uma dívida de aproximadamente 700 mil, que está sendo paga no decorrer dos anos.

Sobre o atendimento no hospital as pessoas têm opiniões dividas. “Até agora fui bem atendida, estou acompanhando uma amiga e tudo foi bem esclarecido, eu gostei”, disse Maria do Amparo, que veio do interior do estado, da cidade de Santa Inês. Já o vigilante Mougariaf Gomes afirmou que o atendimento é péssimo desde a recepção. “Os funcionários são muito grosseiros, eles deveriam fazer um curso de relacionamento para saber tratar bem as pessoas, pois estão estressados até na hora de passar uma informação”, ressaltou.

Novos Projetos

Conforme o administrador, que tem uma trajetória de 40 anos no hospital, na primeira quinzena de setembro será inaugurada uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 12 leitos, o que deve proporcionar uma ampliação para receber novos pacientes. Deve ser instalado também em breve o serviço de Fisioterapia para pacientes neurológicos, com sequelas, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e traumas, além da realização de neurocirurgias.

A Santa Casa no Brasil

A ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Portugal, durante o reinado de D.Manuel, pela Rainha Leonor de Lancastre, no ano de 1498, seguindo orientação do seu confessor Frei Contreras.Tinha como missão: tratar os enfermos, patrocinar os presos, socorrer os necessitados e amparar os órfãos. No Brasil, a primeira Santa Casa foi fundada por Bráz Cubas, no ano de 1543, na Capitania de São Vicente (Vila de Santos), secundada pela de Vitória-ES 1545, pela da Bahia em 1549 e a do Rio de Janeiro em 1582. O Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão foi instalado em 1653, por iniciativa da Irmandade da Misericórdia, dos jesuítas, tendo à frente o padre Antonio Vieira (Meireles.M.M.Dez Estudos Históricos,1994). Sua sede própria e definitiva, na Rua do Norte em São Luís, só foi inaugurada no dia 19 de março de 1814, 161 anos após a benemérita iniciativa do padre Vieira, com a denominação de Hospital de São José da Santa Casa de Misericórdia.

(O Imparcial Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *