Catadores de materiais recicláveis participam de oficina em Paço do Lumiar

Paço do Lumiar

  Com o tema “Recuperando vidas, reintegrando cidadania”, foi realizada, em Paço do Lumiar, nos dias 9 e 10, a oficina do projeto Pró-catadores. A iniciativa, que tem como função apresentar o projeto, é da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante os dois dias do evento, os catadores de materiais recicláveis do município, que participaram da oficina, foram capacitados e sensibilizados para a regularização e formalização da atividade econômica que desenvolvem.

O projeto foi pensado para auxiliar este momento de transição para a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal nº 12.305. A lei determinou o fechamento de todos os lixões e aterros sanitários do país.

A coordenadora de Economia Solidaria da Setres e técnica responsável pelo Pró-Catador, Mariana Nascimento, explicou que diante do que determina a lei, a intenção da oficina é facilitar a inclusão produtiva dos catadores e plantar a semente da coleta seletiva nos municípios. “Muitos catadores não têm conhecimento da legislação, eles precisam entender que o lugar do catador não é no lixão, mas na coleta seletiva, é destinando esses resíduos para a reciclagem. O que é para ir para o aterro sanitário é apenas o que não tem mais aproveitamento”, ressaltou.

O catador de lixo, José de Ribamar Cabral, participou dos dois dias da capacitação e contou que há 15 anos trabalha no lixão do Iguaíba e vê com esperança essa iniciativa. “Meu trabalho é catar, separar e vender, dá pra tirar um dinheirinho. Mas aqui a gente aprendeu que o trabalho tem muito mais coisa, não é só isso. Eu vim aqui com esperança, porque se é para melhorar a gente tem que estar presente”, ressaltou.

Fabio Moraes, que trabalha na Associação de Mulheres de Paço do Lumiar, com reaproveitamento de materiais para a confecção de artesanato, acredita que o projeto Pró-catador é uma forma de organizar o trabalho. “Eu faço peças como pufes e porta-trecos usando pneu, acredito que com o projeto vai ser ainda melhor para organizar o nosso trabalho, além de dar mais visibilidade ao que a gente produz”.

Além dos catadores de material reciclado, participaram da oficina as secretarias de Desenvolvimento social, Segurança Alimentar, Meio Ambiente de Paço do Lumiar e órgãos e associações ligadas ao setor.

Audiência Pública

O coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, fez uma palestra no segundo dia da oficina. Ele destacou o trabalho que está sendo feito no município para resolver a questão dos resíduos sólidos e destacou a audiência pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que acontece no próximo dia 15, no Maiobão. “A audiência pública é o último processo para a aprovação do plano e adequação dele à realidade do município. Esse é o momento da população propor emendas ao plano. Depois da audiência o plano vai para votação na Câmara de Vereadores”.

De acordo com Ronald, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar compreende 5 aspectos: Compreender o sistema de coleta geração de resíduos dentro de paço; Apresentar uma perspectiva para reduzir o lixo; Apresentar perspectiva de criação de aterro sanitário; Organizar os catadores em cooperativa; e Desenhar uma política de educação ambiental na escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *