Entrevista/ Cleomar Tema – “Flávio Dino sintetiza as esperanças de um povo”

tema e flavio para a primeira

 

Por Djalma Rodrigues  

 A história do município  de Tuntum se confunde com a história do seu prefeito, o médico Cleomar Tema, que está no exercício do quarto mandato. Ambos estão com 59 anos e Tema, como é mais conhecido, se transformou na maior liderança política daquela região. Seu primeiro mandato foi conquistado em 1992.

De lá para cá, contabiliza um rosário de vitórias.  Jamais sofreu um revés político. Esteve empenhado nas eleições governamentais de 1994, 1998, 2012 e 2006. Era presidente da Famem e foi uma das lideranças do movimento Frente de Libertação, que levou Jackson Lago ao governo do Maranhão, aplicando a primeira derrota no grupo Sarney.

Foi exatamente nessa campanha, que Jackson Lago, ao visitar Tuntum, num final de tarde de sábado, se surpreendeu e disse: “Tema, tua cidade é um grande canteiro de obras”.

Fazia sentido. Tema estava dando os retoques finais em diversas obras, como o Balneário do Tiúba, no centro da cidade, de um conjunto habitacional, reforma da praça  da Matriz e da construção de escolas, postos médicos, além de estar  concluindo recuperação e  asfaltamento de várias ruas.

Conhecido como grande tocador de obras, Tema esteve empenhado na campanha do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino, em seu primeiro teste eleitoral, em 2006, quando Dino foi eleito deputado federal e teve a maior votação proporcional em Tuntum.

Nessa campanha para o governo do Estado, Tema é um dos coordenadores da campanha do candidato do  PC do B. Nessa entrevista a ATOS E FATOS, ele acrescenta que Flávio Dino sintetiza as esperanças de um povo. Veja a íntegra da entrevista:

Atos e Fatos –  O senhor é companheiro de primeira obra do Flávio Dino, em  2006, apoiando-o  em sua campanha para deputado federal. Naquele período, já sabia que ele se tornaria essa liderança, com possibilidades de chegar ao governo?

 

Cleomar Tema- O governador no período era o doutor Zé Reinaldo, e estivemos empenhados na candidatura do Edson Vidigal, no primeiro turno e demos apoio ao Jackson Lago, no segundo. Com relação ao Flávio, observei sua trajetória, que começou em movimentos estudantis, na UFMA, sendo que ele foi o primeiro colocado no concurso para juiz federal, presidiu a Associação da categoria e foi o primeiro secretário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando o órgão foi criado. É muita bagagem intelectual, somando-se ao fato dele haver renunciado a uma brilhante carreira na Magistratura para se dedicar a política. Isso foi um dos fatores que me levaram, juntamente com o então prefeito de Caxias Humberto Coutinho e outras lideranças a aderirem à campanha desse jovem político e de estarmos agora empenhados na jornada que seguramente o levará ao governo do Estado.

 

AF – O  senhor tem convicção da vitória do Flávio?

 

Cleomar Tema – Plena convicção. Basta observar os números das pesquisas e a euforia do povo, em todo o Maranhão. O Flávio sintetiza as esperanças desse povo. Há um clima de renovação em todos os municípios do Estado. É algo contagiante, como nunca havia acontecido.

 

 

AF – Então, quais seriam as suas perspectivas com um provável governo do Flávio Dino?

 

Cleomar Tema- São as melhores possíveis. O Flávio, apesar de muito jovem, é extremamente preparado. Vou lhe lembrar uma coisa: Quando ele foi deputado federal, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP),  que faz a avaliação dos congressistas brasileiros, apontou o nosso candidato como um dos melhores parlamentares daquela legislatura.

 

AF – Esse fator o credencia a ser um bom governador?

 

Cleomar Tema –Não é apenas isso. Mas é um item importante. Ele perdeu a eleição para a Roseana Sarney por menos de um por cento dos votos. Depois disso, estudou mais ainda o Estado, visitou todos os municípios e, como um médico auscultando um paciente, identificou todas as carências do Maranhão e está preparado para solucionar os problemas,.

 

AF – A campanha para o governo do Estado não estaria muito virulenta?

 

Cleomar Tema- No aspecto verbal sim, extremamente virulenta. Isso é coisa de quem não tem proposta. Mas o Flávio Dino está mais empenhado é em apresentar propostas  e buscar soluções. Agressões são coisas de quem está sendo visto pelo retrovisor.

 

AF – Vamos agora a uma abordagem sobre Tuntum, onde o senhor é prefeito pela quarta vez, mas enfrenta uma forte oposição…

 

 Cleomar Tema  –Venci a última eleição com mais de 60 por cento dos votos válidos e enfrentando as máquinas do município e do Estado. O problema dos meus opositores, é que o povo sempre esteve do meu lado. O povo de Tuntum é o meu escudo, é quem me protege, é quem me dá forças. Quem tem apoio popular nada tem a temer.

 

AF – O saudoso Jackson Lago disse que a cidade era um grande canteiro de obras, quando lhe visitou,  em 2006, como foi  essa história?

 

Cleomar Tema- É verdade. O Doutor Jackson Lago me fez uma visita, embora fosse no primeiro turno e eu estava empenhado na campanha do Edson Vidigal, à época, meu correligionário, no PSB.

Ocorre que, em política, você tem de ser educado e aceitei recebê-lo, em casa, já que era uma tarde de sábado. Ele olhou a cidade e viu que estávamos construindo uma série de obras estruturantes e lançou o elogio, o que provocou muita repercussão.

 

AF – E nessa administração, o senhor continua a executar o mesmo volume de obras?

 

Cleomar Tema – Os tempos são outros. Nós, prefeitos, estamos enfrentando uma série de restrições.  O Zé Reinaldo é um municipalista e ajudou muito os prefeitos, sem problemas de identificação política ou partidária, da mesma forma como o Doutor Jackson Lago, em seus 2 anos e 4 meses de mandato. Agora, quem é da oposição é penalizado.

Tuntum, por exemplo, foi excluído da parceria com o governo do Estado. De setembro de 2009 a setembro de 2014 , deixamos de receber R$ 30 milhões. Isso é a maior prova do massacre do governo para com a cidade. Instalamos um moderno centro de imagem em Tuntum, com tomógrafos, mamógrafos, aparelhos de ultrassonografia e um moderno laboratório. Aparelhos de última geração. O centro está fechado, porque o governo jamais se interessou em ajudar no seu funcionamento. Por isso é que digo que o povo de minha cidade não tem qualquer motivo para votar no candidato da situação.

 

AF – Por isso que as esperanças estão depositadas no Flávio Dino?

 

Cleomar Tema –  Tenho conversado com ele sobre esse problema. Ele pretende governar sem olhar para trás, sem se importar qual foi o prefeito que votou ou deixou de votar nele, sob a premissa de que será votado em todos os municípios e que vai governar é o Maranhão e não apenas algumas cidades.

 

AF – Mas sempre há aqueles mais chegados…

 

Cleomar Tema – Posso dizer que sou  aliado político e amigo pessoal do Flávio Dino, mas  o governo do Maranhão é uma outra questão. A preocupação do nosso futuro governador é reverter esse quadro vergonhoso, em que estamos nas últimas colocações em todos os indicadores sociais.  Ele fará uma administração moderna, dinâmica, sem rancor, sem ódio, mas com os olhos voltados para o futuro.

 

AF – As pesquisas que apontam o Flávio Dino na frente estão sendo questionadas pelos adversários…

 

Cleomar Tema – Isso é natural numa refrega política. Quem está atrás sempre busca desculpas, às vezes esfarrapadas. Mas a melhor pesquisas é você chegar em qualquer município do Maranhão e verificar que o apoio popular, é a ânsia do povo votar em Flávio Dino. Isso está acontecendo de norte a sul do Estado. Tenho viajado muito e observado a grande expectativa em torno do Flávio Dino.

 

AF – Há quem admita a vitória do Flávio Dino, mas com problemas a ser enfrentado na Assembléia Legislativa e na bancada federal, por conta de uma provável minoria…

 

Cleomar Tema – A classe política de se ajustar aos novos tempos, sob o risco de ficar para trás. O Parlamento tem de avançar, não pode ficar nessa história de um lado ou de outro. Tenho certeza de que os deputados estaduais, independentemente de seus posicionamentos ideólogos darão apoio ao novo governante…

 

AF – E na Câmara Federal e Senado? 

 

Cleomar Tema – No Senado, com certeza será eleito o Roberto Rocha, que é da chapa do Flávio. Para a Câmara Federal, a oposição fará uma bancada expressiva, mas acredito que nenhum dos novos ou dos deputados reeleitos irão impor obstáculos ao governo do Flávio. Isso seria trabalhar contra o Maranhão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *