Entrevista/ Humberto Coutinho: “Flávio Dino vai inverter os indicadores sociais do Maranhão”

Humberto Coutinho

Humberto Coutinho

 

  Por Djalma Rodrigues

Maior liderança do leste maranhense, ou região do Cocais, como se costuma chamar, o deputado eleito Humberto Coutinho (PDT), ex-prefeito do município de Caxias, teve importância fundamental na vitória do governador eleito Flávio Dino (PC do B), ao governo do Maranhão. Médico e empresário, Coutinho foi eleito no último domingo para o seu quinto mandato na Assembléia Legislativa. Sem fazer campanhas em muitas cidades, carimbou o passaporte de volta ao Legislativo Estadual com 67.962 votos, sendo que, desse total, 26.414 foram conquistados em Caxias, que tem um colégio de 97.795 votantes.

Ele vai ser empossado para o quinto mandato, mas diz, de forma humorada que foi eleito para o sétimo, em referência à esposa, a deputada Cleide Coutinho, que se despedirá da AL no dia primeiro de janeiro do próximo ano, após cumprir dois mandatos.

A liderança política de Humberto Coutinho começou a tomar contornos em 1990, quando foi eleito deputado pela primeira vez. Fazia parte do grupo Sarney. Foi prefeito da cidade de Caxias, com votação esmagadora, de 2005 a 20012 e conseguiu eleger, com folga o seu sucessor, Léo Coutinho.

Homem de gestos simples,  e muito reservado, se notabilizou na Assembléia e como prefeito, por ser cumpridor de palavra.  Praticamente todos os prefeitos que administram as cidades que gravitam em torno de Caxias o procuram com muita freqüência, em busca de conselhos. Entre os parlamentares estaduais, é como se nunca houvesse deixado de ser deputado, já que transita com desenvoltura entre todas as correntes. Uma liderança incontestável. Na última quinta-feira, recebeu, em seu apartamento, na Ponta D’Areia, o nosso editor chefe, Djalma Rodrigues, para a seguinte entrevista, em que fala da sua expectativa em torno do futuro governo de Flávio Dino e as razões que o levaram a deixar o grupo Sarney. Veja a íntegra da entrevista:

AF-  Como o senhor analisa o cenário do Maranhão com a vitória do Flávio Dino?

HC- Um cenário de mudanças, de expectativas, um cenário que já vinha sendo desenhado pelo povo há algum tempo. A vitória do Flávio Dino é histórica. O povo e a classe política aguardam profundas mudanças, para a modificação do quadro que está aí.

AF-  Em 2006, o senhor votou em Flávio Dino para deputado federal. É portanto, aliado de primeira hora. Como ocorreu essa aproximação entre o senhor e o governador eleito?

HC – Naquele ano, fui procurado pelo então governador José Reinaldo Tavares que me pediu que votasse no Flávio Dino. Posso dizer que foi a união do útil ao agradável. O Flávio  foi o mais votado em Caxias, teve uma excelente atuação  na Câmara Federal, com avaliação destacada pelo Diap durante todos os quatros anos. Se tornou uma grande liderança e agora é o governador eleito do Maranhão. Uma escolha acertada na época do Zé Reinaldo e do povo do Maranhão na última eleição.

AF- Quando eleito deputado estadual, o senhor fazia parte do grupo Sarney. O que provocou seu rompimento com essa ala política?

 HC- Em 2004, fui candidato a prefeito de Caxias e a governadora Roseana fez opção pelo adversário. Éramos do mesmo grupo, as pesquisas apontavam minha vitória, como de fato aconteceu. O problema é que, quando a governadora Roseana Sarney foi para a cidade fazer campanha para o adversário, percebi que não havia mais possibilidade de permanecer no grupo dela. Mantivemos a amizade mas rompemos politicamente. O rompimento, na realidade, não partiu de mim, mas de iniciativa da governadora.

AF- O senhor é médico e sua esposa, a deputada Cleide Coutinho também, ambos com grande liderança, com grande militância na política. Queria que o senhor traçasse um diagnóstico da saúde do Maranhão…

HC- A saúde é um dos gargalos que o nosso futuro governador Flávio Dino vai encontrar pela frente. A saúde do Maranhão está na UTI, respira por aparelhos. Os hospitais regionais inaugurados pelo Ricardo Murad, podem ser considerados peças de fantasia, como em Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, áreas em que ele tem influência política.  Não funcionam a contento, não atendem às reais necessidades do povo.  E esse problema é uma das prioridades da administração do Flávio Dino. Haverá empenho para que todos possam ser atendidos por uma saúde de qualidade.

AF- Qual é então a outra área que merecerá cuidado especial por parte do governo Flávio Dino?

HC- A Segurança! A sociedade maranhense vive um grande drama, por conta da violência desenfreada. A insegurança é a tônica no Maranhão. As freqüentes rebeliões no presídio de Pedrinhas dão uma exata dimensão do que ocorre no setor, com presos sendo decapitados e, recentemente, pudemos observar cenas apavorantes, com ônibus sendo incendiados por bandidos em São Luís, recebendo comando de dentro do presídio. É uma situação alarmante. O Maranhão vive atualmente na mais completa insegurança e esse problema tem de ser equacionado o mais rápido possível. É uma das prioridades do governo a partir de janeiro de 2015.

AF-  Os indicadores sociais do Maranhão são sofríveis. Nesse quesito, aparecemos sempre em último lugar. O governo Flávio Dino, sob sua ótica, terá capacidade de reverter essa quadro a curto prazo?

HC- Tem que trabalhar com muito afinco. O Flávio sabe de tudo o que está acontecendo. Vive no Estado, conhece o Estado, todos os municípios. O Maranhão é um Estado rico, com vocação em todas as áreas de produtividade. O futuro governador tem livre trânsito em Brasília, saberá como atrair recursos para o Maranhão e inverter  o quadro, já que somos os primeiros em indicadores sociais, mas de forma invertida, de trás pra frente. Isso nos deixa angustiado.

Digo que o Flávio conseguirá mudar esse panorama, porque, além de ser um líder nato, que começou em movimentos estudantis, é um homem culto e inteligente, um homem que preferiu deixar uma brilhante carreira como juiz federal, para vir lutar pelo seu povo na política e tudo deu e continuará dando certo. Tenho plena convicção de que o governo de Flávio Dino será marcado por lutas,  ultrapassagens de obstáculos, por muitas vitórias. É uma nova página na história do Maranhão. O Flávio Dino foi eleito para mudar o Maranhão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *