Flávio Dino anuncia Bira do Pindaré como secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

bira-do-pindaré1

Foi anunciado na noite desta quinta-feira (30), o nome do deputado estadual, Bira do Pindaré (PSB) como o mais novo responsável pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O anúncio foi feito pelo governador eleito, Flávio Dino.

Bira do Pindaré, que é advogado, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e iniciou sua vida política na Pastoral da Juventude da igreja católica e, ao lado de outros onze adolescentes, fundou o primeiro grupo de jovens da comunidade católica do bairro do Vinhais, em São Luís. Na UFMA, rearticulou a pastoral universitária e se engajou no movimento estudantil, onde foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) durante a década de oitenta.

Mais tarde, Bira tornou-se sindicalista bancário, vindo adiante a presidir esse, que é hoje um dos mais importantes sindicatos do Maranhão, o Sindicato dos Bancários. Filiado há 22 anos pelo Partido dos Trabalhadores (PT),  ele deixou a sigla este ano e se filiou ao PSB. O deputado foi convidado pelo ex-presidente Lula a exercer o cargo de Delegado Regional do Trabalho, função essa que fez com conhecesse a dura realidade do trabalho escravo no Maranhão.

Em 2008 apoiou a candidatura de Flávio Dino (PCdoB) a Prefeito de São Luís. Em 2010 foi candidato a deputado estadual sendo eleito com 23.054 votos. O parlamentar é professor e Mestre em Políticas Públicas pela UFMA.

Outros nomes
Ainda nesta quinta, Dino anunciou o jornalista Francisco Gonçalves como titular da pasta de Direitos Humanos e Participação Popular, e o médico Marcos Pacheco, que comandará a Secretaria  Estadual de Saúde. Na manhã de ontem (29), foi anunciado o nome Geraldo Cunha Carvalho Júnior como futuro diretor do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq). Na terça-feira (28), foram anunciados os nomes de Neto Evangelista, como futuro secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes), e Telma Moura de Oliveira, como futura Chefe de Cerimonial do Governo.

Já estão confirmados os nomes do delegado Jefferson Miller Portela e Silva, que assumirá a Secretaria de Segurança Pública do Maranmhão, e ainda os nomes do empresário Clayton Noleto como futuro secretário de Infraestrutura do Maranhão, do deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) e o jornalista Márcio Jerry para secretários da Casa Civil e de Articulação Política e Assuntos Federativos, respectivamente. O empresário Ted Lago vai dirigir a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A empresa é responsável, desde 2001, por administrar o Porto do Itaqui.

Além desses, o governador eleito anunciou o advogado Rodrigo Lago como futuro secretário de Transparência e Controle do Maranhão, pasta que será criada na próxima gestão governamental  e a criação da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, que será presidida pelo professor universitário José Artur Cabral Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *