PMDB do Maranhão perde Gastão Vieira e Luis Fernando

Gastão Vieira

Gastão Vieira


Luis Fernando

Luis Fernando

Eles figuraram papeis importantes na disputa de 2014: Luís Fernando Silva, Gastão Vieira (PMDB) e Lobão Filho (PMDB). Os dois primeiros já anunciaram suas saídas, enquanto que o senador ainda mantém mistério sobre sua postura. Certo é que os três seguirão em 2015 e 2016 sem mandato, mas com expectativas para compor o governo federal ou, até mesmo, estadual.
O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, ex-secretário-chefe da Casa Civil e ex-secretário de Infraestrutura do Maranhão foi um dos protagonistas da última eleição para governador. Depois de quase um ano de pré-campanha, ele desistiu da disputa, desarticulando todo o grupo ao qual fazia parte. Sem apoio da maioria de seu grupo, Luís Fernando se recolheu na disputa e ontem anunciou o fim de sua trajetória do PMDB.
Luís Fernando Silva ressaltou que ainda não tem decisão tomada sobre o seu futuro político. “Eu ainda não concluí minhas reflexões e, portanto, não tenho nada a declarar. Mas tenho um grupo independente em São José de Ribamar”, informou.
Na última semana, ele fez visita de cortesia ao governador Flávio Dino (PcdoB), figura que por muito tempo foi adversária política, já que o ex-peemedebista foi intimamente ligado à gestão de Roseana Sarney. O assunto movimentou os bastidores políticos, visto que muitos interpretaram a visita de Luís Fernando como uma tentativa de aproximação com o novo governador. Já é conhecimento que o ex-prefeito recebeu convites de filiação do PSB, PSDB e também do PROS para se filiar.
O deputado Gastão Vieira (PMDB) também declarou à reportagem de O Imparcial que ainda não definiu os rumos políticos que irá tomar. A única certeza diz respeito ao término de seu mandato de deputado federal, mas a saída do partido ainda é incerta. “O momento é de reflexão, de ponderar as atitudes. A decisão será tomada e anunciada a partir do dia 02 de fevereiro”, garantiu.
Gastão Vieira, que passou parte de seu mandato de deputado federal servindo a gestão anterior de Dilma Rousseff, como Ministro do Turismo, também trabalha com a possibilidade de ser chamado para compor a equipe técnica da presidente, ainda em 2015.

Mesmo com pouco tempo de disputa para o senado, Gastão conseguiu ser mais bem votado que o candidato ao governo de seu grupo, obtendo mais de um milhão de votos. Informações de bastidores dão como certa a ida de Vieira ao PROS, que provavelmente deve entrar como presidente.
Já o senador Edson Lobão Filho (PMDB) não sinalizou de forma alguma a saída do partido ao qual é filiado. Com quase um milhão de votos em sua primeira eleição para governador e primeira eleição da vida, Lobão Filho é uma das apostas dos peemedebistas para assumir a liderança do grupo.
Caso consiga tomar as rédeas da situação, Lobão Filho comandará o grupo, que hoje segue com um cenário desfavorável de desunião política. Caso não, deverá seguir dedicado à sua vida empresarial, já que o pai deverá, tão logo, retornar ao Senado Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *