E-mail pra dona Bibi

Ei, fofura, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Criador aí em cima. Por aqui, gatinha, muito parangolé na política. Tanto a nível nacional como local.
Hoje, o Senado, escolhe novo presidente. O Renan Calheiros, que está no segundo mandato consecutivo, quer emplacar mais um. Veja que o homem tem folha corrida. Da primeira vez, renunciou para não perder os direitos políticos.
Ele havia sido pilhado numa série de falcatruas, incluindo o fato de um empresário bancar as despesas de uma filha que teve com a jornalista Mônica Veloso, em caso extraconjugal.
Voltou mais forte, porque lá em Brasília, ser corrupto chega a ser atestado de que é bom, desde que não seja descoberto na maracutaia. Mas ele corre risco, porque até parceiros do seu PMDB estão contra. Seria a hora de uma moralizadadinha no Senado e no próprio partido.
Ah, cidadã, ia esquecendo, não me correspondi na semana passada porque entrei numa carraspana e acabei não produzindo nada. Muita gente cobrou, a exemplo do Phil Camarão, da Arlete Pontes, do Vanderlei Vasconcelos, do Henrique Dias, Chico Carvalho e uma penca de outros bons amigos.
Pra te falar, nesta semana, sequer tive tempo de visitar o teu bisneto, o Filipe. Mas a mãe dele me disse que anda tudo às mil maravilhas. Vais ganhar outro bisneto, do Djalma Segundo, que está em São Paulo.
Bem, fofura, agora, vamos ao cenário daqui.
*
O quiprocuó da semana ficou por conta do imbróglio entre a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e a secretária de Estado da Cultura, a jornalista Ester Marques.
*
A Ester foi indicada pela Eliziane, mas logo entrou em rota de colisão com a madrinha, por conta do ex- adjunto, o Glaydson Brito, único, até agora a ser exonerado num alto escalão do governo Flávio Dino.
*
Eliziane não gostou e o resultado foi que o PPS acabou emitindo nota, dizendo não ser mais o responsável pela indicação da Ester. Em suma, o recado é de que está deixando a base de apoio do governo Flávio Dino.
*
Hoje é dia de “massacre” na Assembléia Legislativa do Maranhão. É que 40 parlamentares votarão no deputado Humberto Coutinho para a presidência da Casa.
*
A adversária dele é a deputada Andrea Murad, candidata também à presidência, quer terá o voto do cunhado, o deputado Sousa Neto.
*
Ih, Bibi, maranhenses também sofreram com o engodo sobre a refinaria Premium II, no Ceará, que já foi anunciada pela própria presidente Dilma que não sairá do papel.
*
Pelo menos cinco empresários conterrâneos que ali se instalaram, com vistas a prosperarem com o projeto, acabaram entrando em falência.
*
Já a refinaria Premium de Bacabeira, onde foi torrado R$ 1,2 bilhão, apenas com serviços de terraplenagem, levou centenas de pessoas à bancarrota.
*
Um conhecido parlamentar estadual da região do Médio Mearim, adquiriu 145 mil hectares de terras na área de Bacabeira, para especular e se deu mal.
*
Além do deputado, muitos empresários fizeram investimentos em diversos setores e o resultado está sendo desastroso para eles.
*
Mas há uma história interessante no que tange a investimentos em Bacabeira, à espera da sonhada refinaria. Logo que o projeto foi anunciado, com pompas e circunstâncias, pelo então presidente Lula e sua candidata, Dilma Roussef, em 2010, Sarney, Lobão e Roseana, uma dona de caberá em São Luis vislumbrou ali o seu Eldorado.
*
Vendeu o ponto na capital, comprou terreno e começou a construir o que seria uma casa de drinques de luxo em naquela cidade. Até as meninas ela mandou que se preparassem para os novos tempos.
*
O tempo foi passando, foi passando… e nada de refinaria. A mulher entrou em desespero, perdeu tudo o que tinha e hoje vive das migalhas de um trabalho que arrumou numa casa de encontros na capital.
*
Notícia triste, minha gata! A colega Racciele Olivas, fotógrafa da Assembleia Legislativa está internada na UTI do São Domingos, com problemas cardíacos.
*
Ela é esposa do também fotógrafo Biaman Prado, do jornal O Estado do Maranhão. Racciele foi minha companheira de redação do ATOS E FATOS e o Biaman no Jornal de Hoje.
*
O presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum, foi bastante elogiado pelos presidentes de escolas de samba, nesta sexta-feira, durante solenidade na Prefeitura, quando o prefeito Edivaldo Jr., anunciou a liberação de recursos para o Carnaval de Passarela.
*
Quando a bancada federal do Maranhão tomar posse hoje, no Congresso Nacional, estará sendo registrado um fato inédito. Pela primeira vez assume um senador eleito pela Oposição, que é o ex-deputado Roberto Rocha (PSB).
*
Tem blogueiro ex-governista tentando, a todo custo, furar o bloqueio e se alinhar ao governo Flávio Dino. Dizem que enfrentará dificuldades.
*
O deputado federal eleito Hildo Rocha (PMDB), que assume hoje o mandato, é um dos mais ansiosos, apesar de conhecer os túneis burocráticos de Brasília como poucos.
*
Ele foi presidente da Famem, representante local da CNM e chefe de gabinete de Roseana Sarney, quando senadora. Mesmo assim, critica impiedosamente colegas de partido que estão deixando o barco.
*
Pelo que se observa por aqui, Bibi, estão querendo tomar o mandato do prefeito de Raposa, o Clodomir Oliveira é na marra.
*
O envolvimento da ex-governadora Sarney no escândalo da Lava Jato, representa o triste fim de um grupo que mandou e desmandou no Estado ao longo de 50 anos.
*
Olha, cidadã não posso concordar com a política empresarial dos pequenos comerciantes da Praia Grande. Uma latinha de refrigerante a R$ 4 significa que são experts em espantarem turistas.
*
O prefeito de Tuntum, o Cleomar Tema, virou saco de pancadas da mídia do grupo Sarney, só porque é um dos mais fortes aliados do governador Flávio Dino. É muita apelação.
*
Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser.
E ele quer, porque sempre foi bacana com teu gatinho aqui.
Beijão do filhote amado
Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *