Alumar inicia demissão sumária de 650 trabalhadores

Trabalhadores chegando nas dependências da empresa Alumar

Trabalhadores chegando nas dependências da empresa Alumar

 

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís – SINDMETAL, denuncia que a empresa ALCOA/ALUMAR iniciou a fase de execução das demissões anunciadas dia 30 de março. Mesmo não tendo, em qualquer momento, sinalizado em dialogar para ao menos estudar vias alternativas que manitevessem o emprego, a multinacional vai descartando mais de 650 pais de família, trabalhadores do quadro efetivo da empresa.

 

Desde o dia 06 de abril a empresa entrega cartas de dispensa aos trabalhadores, solicitando que os mesmos fiquem em casa cumprindo uma suposta “licença remunerada” de trinta dias, e logo dia 05 de maio se reapresentem no setor de RH da ALUMAR para conclusão do processo de demissão em massa.

Apesar das tentativas de buscar o diálogo tanto diretamente, quanto em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, o SINDMETAL comprova – através das imagens – que a empresa está fazendo valer a sua decisão unilateral de demitir, sacramentada na matriz da multinacional nos Estados Unidos.

“O desligamento das cubas aconteceu dia 14 de abril, a partir daí, são dispensados para casa diariamente mais de 100 trabalhadores, que são retirados das dependências da ALUMAR em carros e vans descaracterizadas, ou seja, a empresa já os trata como demitidos impedindo-os de utilizar os ônibus de transportes de empregados, dando aos mesmos um tratamento totalmente diferenciado”, comentou José Maria.

O SINDMETAL acredita que o número de demissões do quadro efetivo, anunciado na ordem de 650 trabalhadores, seja muito maior que isto, visto a quantidade de empregados que estão recebendo as notificações de dispensa da multinacional. “A ALCOA/ALUMAR consuma o crime de demissão em massa aos olhos da sociedade, mostrando sua ganancia e prática abusiva, atitudes que não serão ratificadas pelo Sindicato que preza pela vida dos trabalhadores”, finalizou José Maria, presidente do SINDMETAL.

 

Carta de demissão sumária

Carta de demissão sumária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *