Del Nero abandona congresso da Fifa e volta ao Brasil

Del Nero e Marin

Del Nero e Marin

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, deixou a Suíça nesta quinta-feira (28). Como mandatário da CBF, o dirigente tem direito a voto no pleito.

 

A eleição presidencial da Fifa está marcada para esta sexta-feira (29), em Zurique. Blatter tem apenas um concorrente ao cargo: o príncipe jordaniano Ali Bin al-Hussein.

O mandatário da Uefa, o ex-jogador Michel Platini, disse que chegou a pedir para Blatter deixar a Fifa após escândalo.

“Ele [Del Nero] informou à Fifa que retornou ao Brasil, mas não explicou os motivos”, disse a assessoria da Fifa.

Segundo a entidade, Del Nero pode designar outra pessoa para votar no lugar dele nesta sexta-feira (29) no pleito que escolhe o novo presidente.

 

Na última quarta-feira, uma operação do FBI em conjunto com autoridades suíças deteve sete dirigentes do futebol que estavam em Zurique. Entre eles, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, atual vice da entidade.

Nesta quinta (28), a Folha publicou que há indícios na investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre corrupção no futebol que Marco Polo Del Nero tenha recebido propinas na exploração comercial da Copa do Brasil, competição de clubes organizada pela CBF.

Documentos da investigação norte-americana mostram que José Maria Marin, ex-presidente da CBF que está preso, dividiria com Del Nero e com Ricardo Teixeira, também ex-chefão da entidade, suborno de R$ 2 milhões anuais para fechar a venda dos direitos comerciais do torneio para a empresa de marketing esportivo Traffic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *