Prefeito Edivaldo encerra julho com agenda intensa e produtiva

11883_foto_mauricioalexandreistoria_socorrao_1_foto_mauricioalexandre7 (2)

O prefeito Edivaldo encerrou o mês de julho com uma intensa agenda de trabalho nesta sexta-feira (31) que foi iniciada com a sua participação na abertura da Oficina de construção do Plano Estratégico do Hospital Dr. Clementino Moura – o Socorrão II, seguida da inauguração do Centro de Saúde da Vila Janaína, vistoria das obras da Praça do Pescador, lançamento do torneio de futsal do “Todos por São Luís” na Vila Palmeira, roda de conversa com a comunidade do bairro e, no final da noite, vistoria no Socorrão I.

Agendas intensas como a desta sexta-feira têm sido uma rotina do prefeito nos últimos meses. Ao longo da semana, o prefeito tem vistoriado obras de pavimentação de vias e de drenagem – aceleradas desde o término do período chuvoso – e que estão sendo realizadas em vários bairros da capital, bem como obras de mobilidade urbana. Durante as vistorias, Edivaldo conversa com a população para ouvir dos próprios moradores quais são as necessidades mais urgentes da comunidade. “Temos estado diuturnamente trabalhando para garantir melhor estrutura à população em todos os setores. Estamos avançando significativamente em áreas como saúde e mobilidade urbana e seguimos intensificando nossas ações”, disse o prefeito Edivaldo.

A oficina que o prefeito participou logo cedo foi realizada pelo Ministério da Saúde, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No evento, que se estendeu até este sábado (1ª) e tem a participação de profissionais do Socorrão II e consultores do Ministério da Saúde, estão sendo levantados e avaliados os principais problemas verificados no atendimento de urgência e emergência na unidade, com vistas à construção de um plano de ação para enfrentá-los e solucioná-los.

Da oficina, o prefeito seguiu para Vila Janaina, onde inaugurou as novas instalações do Centro de Saúde, que foi totalmente reformado e reaparelhado. Os serviços de melhoria realizados na unidade fazem parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, que está sendo executado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede municipal de saúde. O prefeito destacou a reestruturação das unidades básicas como uma prioridade de sua gestão para levar às comunidades um atendimento primário de qualidade e humanizado.

11881_roda_conversa_vila_palmeira_foto_mauricioalexandre5 (2)

À tarde, Edivaldo vistoriou as obras de requalificação da Praça do Pescador, mais uma obra em que a Prefeitura avança no processo de resgate do Centro Histórico da cidade. Quando inaugurada, a praça disporá de equipamentos de academia de ginástica, pistas de Cooper e de atletismo, quadra poliesportiva, além de um posto policial que funcionará em tendo integral com a presença do policiamento Militar e da Guarda Municipal.  O projeto de requalificação foi feito pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). A ideia é inaugurar o espaço revitalizado na comemoração de aniversário da cidade.

“Esta obra é uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tem estado ao nosso lado permanentemente na recuperação do centro histórico. Durante cerca de dez anos aqui foi um sinônimo de criminalidade, prostituição, venda e uso de drogas. Estamos agora mudando esta realidade”, disse o prefeito.

À noite, o prefeito ainda mostrava muito disposição no lançamento do torneio de Futsal do programa “Todos por São Luís” na Vila Palmeira, bairro onde também participou de uma mesa de diálogo com a comunidade. A “Mesa de Diálogo Prefeito com a Comunidade” é mais um canal que visa cada vez mais estreitar o relacionamento da Prefeitura com a população, um dos objetivos do programa “Todos por São Luís”, que neste sábado foi realizado na Vila Palmeira com uma grande ação social.

SOCORRÃO I

11881_roda_conversa_vila_palmeira_foto_mauricioalexandre2 (2)

Encerrando os compromissos do dia, Edivaldo esteve no Socorrão I, onde chegou por volta das 22h acompanhado da secretária Helena Duailibe e do secretário de Obras, Antônio Araújo. Durante a visita, o prefeito conversou com funcionários, pacientes e o diretor do hospital que mostrou o andamento das obras de ampliação do hospital e melhorias na estrutura, como a ampliação dos leitos de UTI, melhoria da estrutura de diagnóstico com tomografia, ampliação do número de leitos para retirada total das macas dos corredores.

“Eu nunca tinha visto um prefeito se importar e visitar os pacientes do Socorrão I em plena sexta-feira à noite e conversar com os pacientes, ouvir as demandas. Dar pelo menos um abraço. É algo único em todos esses meus anos de trabalho aqui no hospital. Estou surpreso e feliz com o olhar do prefeito por essas pessoas. Ainda esta difícil, mas melhoramos bastante desde a transferência do atendimento infantil para o prédio anexo (antiga maternidade Benedito Leite). Vamos ter uma nova UTI, mais vagas”, contou, emocionado, o maqueiro Remir Ribeiro Sousa Silva.

Na ocasião, o prefeito Edivaldo visitou a nova estrutura do restaurante do hospital, que atualmente serve cerca de 400 pratos a cada refeição. “Visitamos hoje com a secretária Helena a reforma que tem sido feita no Hospital Socorrão I. Hoje entregamos o serviço do refeitório totalmente reformado para pacientes, acompanhantes e funcionários e não paramos aí. Temos outras obras de melhorias da estrutura do hospital, ampliação do número de leitos de UTi com a construção de um novo setor. E com certeza isso nos possibilitará atender mais pacientes que chegam a todo momento de todos os lugares do Maranhão  e da cidade de São Luís.  Vamos progressivamente garantir um atendimento digno a esses pacientes”, contou o prefeito Edivaldo.

Para a enfermeira Marcele Freitas, a reforma do refeitório do hospital é também uma forma de melhorar as condições de trabalhos dos profissionais que fazem o Socorrão I funcionar 24h. “O novo restaurante ficou muito legal. Um ambiente limpo, organizado, a comida ta muito gostosa. Temos sucos e frutas, coisas que não eram oferecidas há um tempo. Isso é valorizar os servidores, os pacientes e acompanhantes. É um cuidado pequeno que o prefeito Edivaldo está fazendo, mas que faz toda diferença para melhoria das condições de trabalho e atendimento aos pacientes”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *