E-mail pra Dona Bibi

Foto de Mãe Bibi

 

Oi, fofa, bom dia! Conforme prometido na semana passada, aqui está teu pretinho de volta, pra te colocar a par do que acontece aqui embaixo. Lá por Brasília,  a maré não tá pra peixe, principalmente para o ex-presidente Lula e a família dele. Escaparam do Mensalão, do Petrolão, da Lava-Jato, mas caíram na Operação Zelotes, que investiga uma série de ladroagens  do dinheiro público pelo Brasil afora.

O filho do Lula, o Luis Cláudio, foi pilhado em duas situações distintas. É proprietário de uma empresa de eventos esportivos que fatura milhares de reais, mas não tem um zelador sequer como empregado.  Reside num apartamento de luxo sem pagar uma pataca. Foi intimado pela Polícia Federal exatamente no dia do aniversário do pai.

Aí já sabe como é, né?  A petralhada sai atirando pra tudo enquanto é lado, dizendo que é perseguição e coisa e loisa. Ladrão rico, quando é pilhado, é porque está sendo alvo de manobra política, mas o João-Ninguém, quando é flagrado roubando qualquer coisa em supermercado para matar a fome, apodrece na cadeia.

O povo está se articulando para uma série de manifestações. Isso porque PT e PMDB, que são como irmãos siameses, na roubalheira e na desgraça,  manobram para evitar, tanto a cassação do nobre deputado Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara Federal, como o impeachement da presidente Dilma.

Durante encontro do PT  nesta sexta-feira (não foi na Papuda), o ex-presidente Lula conclamou os companheiros deputados federais e senadores, a deixaram o Cunha em paz. Quer a política de “uma mão lava a outra”. O Cunha mentiu, quando disse que não tinha contas no exterior e foi desmentido pelo Ministério Público da Suíça, que mostrou documentos referentes a propinas de mais de R$ 5 milhões, que ele mantinha em bancos daquele país. Bem, agora vamos às mais interessantes  daqui.

*

Se tem confusão em Brasília, por aqui a história não é diferente. A turma do PMDB não se entende mais. Ricardo Murad e João Alberto brigaram pelo controle do partido. João Alberto levou a melhor. Quer levar o partido para o grupo do governador Flávio Dino. Enfrenta resistências.

*

Outra briga que nunca termina é no ninho tucano. O ex-prefeito João Castelo quer porque quer ser candidato a prefeito. O vice-governador Carlos Brandão, que preside a sigla no Maranhão diz não. Quer o PSDB alinhado ao projeto de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

*

Pelo menos dois secretários do prefeito Edivaldo Holanda Júnior deverão procurar outra ocupação dentro de pouco tempo. São falhos na função e não contam  mais com a simpatia e confiança do chefe do Executivo Municipal.

*

O  ex-vereador João Bentivi voltou a cantar grosso. O PRTB lhe garantiu a candidatura a prefeito de São Luis. A direção estadual era contra. Ele foi a São Paulo, conversou com o presidente nacional da sigla, o Levy Fidélix. Este lhe garantiu que ele pode preparar o programa de campanha.

*

O prefeito afastado de Anajatuba,  Helder Aragão, sentiu pelo menos um alívio nesta sexta-feira. Foi transferido de sua cela em Pedrinhas, para um alojamento no quartel do Corpo de Bombeiros.

*

Aragão está preso por corrupção, mas tem pela frente novos problemas. Advogado, o escritório dele está envolvido no escândalo de fraude no DPVAT. É muita bronca para um homem só. Fica cada vez mais difícil voltar a ser prefeito. Só se for pela caneta amiga de algum magistrado.

*

O deputado Edilázio Júnior, pelo visto deu um freio naquela sanha inicial do mandato, de querer cassar prefeitos para empossar aliados em vários municípios. A partir do próximo ano, vai perder mais força.

*

Essa história de deputado federal do Maranhão destinar emendas parlamentares para outros Estados, deve ser bem esclarecida por eles. Começou com o Domingos Dutra, no segundo mandato, mandando emenda para o Tocantins. Foi seguido pelo também ex-deputado Simplício Araújo, destinando recursos para o interior  de São Paulo. Agora, foi a vez da Eliziane Gama beneficiar o Estado do Mato Grosso.

*

Mesmo com rejeição superando os 90%, o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, diz a aliados mais próximos, que ainda sonha em se candidatar à reeleição. Cada doido com sua mania, minha fofa.

*

Tem colunista social por aqui, Bibi, que jamais comparecia a eventos onde tivesse a presença de pobres. O cidadão só se comunicava com a chamada nata da nata  da sociedade local.

*

A crise mudou o comportamento do dito cujo. Tem sido visto ultimamente avançando sobre mesas de doces e salgados e abraçando Deus e o mundo. Se não for candidato, com certeza é lisura. Ele já atravessa a ponte a cada convite que recebe do outro  lado. Quem te viu, quem te vê…

*

A crise está cada vez mais braba, minha gata.  U exemplo. O setor da construção civil, que emprega atualmente cerca de 3 milhões de trabalhadores no país, pode perder 556 mil postos de trabalho este ano, conforme projeção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). Em todo o ano passado, foram cortados 163 mil postos de trabalho. Significa desemprego.

*

Em setembro, o nível de emprego no setor recuou 1,76% na comparação com o mês anterior. O percentual foi obtido com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A maior retração para o mês ocorreu no segmento imobiliário (2,35%), seguido pelo de preparação de terrenos (2,04%).

*

Foi a 19ª queda consecutiva do indicador. Nos últimos 12 meses, o número de demitidos em todo o país somou 490,6 mil trabalhadores. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, 248 mil postos de trabalho foram cortados.

 

“Nunca tivemos um ano como este em que a indústria da construção realiza um volume tão grande de demissões nos primeiros nove meses, período em que normalmente o setor contrata. A falta de confiança dos investidores e das famílias, a escassez de lançamentos imobiliários e a ausência de licitações para novas obras de habitação social e infraestrutura sinalizam que a recessão se prolongará no ano que vem”, disse o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.

*

Com essa, teu pretinho vai se despedindo neste domingo, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com teu pimpolho.

*

Beijão do teu filhote amado, que jamais te esquecerá

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *