Prefeitura de São Luís altera trânsito nos circuitos do “Carnaval de Todos”

trânsito

A Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai reordenar o trânsito no período das festividades do “Carnaval de Todos”, realizado em parceria com o governo do Estado. Serão 260 agentes de trânsito que atuarão nos circuitos oficiais da festa e em pontos de grande movimento de folia nos bairros.

O tráfego de veículos será proibido no circuito a partir deste sábado (6), no horário das 11h às 2h, e domingo (7), segunda-feira (8) e terça-feira (9), das 16h às 2h. A interdição ocorrerá nas seguintes vias: no Circuito Madre Deus (Vila Gracinha, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo e Beco das Minas): Rua do Passeio (trecho compreendido entre a Rua das Cajazeiras e Praça da Saudade); Rua do Norte (trecho entre a Avenida do Gavião e a Rua das Cajazeiras); Avenida Rui Barbosa (trecho entre a Avenida do Gavião e Rua Lúcio Mendonça); Rua São Pantaleão (trecho entre a Rua das Cajazeiras e Rua Lúcio Mendonça).

trânsito 2

PASSARELA

A interdição do trânsito na Passarela do Samba, na Avenida Vitorino Freire e Fonte do Bispo, para a realização do “Carnaval de Todos”, ocorrerá de sábado (6) a terça-feira (9), das 17h às 2h. A SMTT ressalta que várias equipes em motos e viaturas reforçarão o disciplinamento do trânsito.

A utilização de equipamentos de som deverá obedecer ao que estabelece a Lei do Silêncio (Lei N.º 5.715, de 11 de junho de 1993) sob pena do cancelamento do evento. A frota de ônibus, do sistema de transporte municipal, circulará regularmente sem alteração, igualmente aos dias úteis.

SAÚDE

A rede municipal de saúde será reforçada para atender às demandas do período carnavalesco. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), todas as dez unidades de urgência e emergência da capital vão funcionar plenamente 24 horas. Estão prontos para o atendimento da população as unidades mistas do Coroadinho, Bequimão, São Bernardo e Itaqui-Bacanga, os Socorrinhos do São Francisco e Cohatrac, o Posto de Saúde do Anil, os hospitais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II) e o Hospital da Criança.

A população deve procurar locais de atendimento de acordo com a complexidade dos casos. “Clínica médica, pediatria, pequena cirurgia e traumatologia são os setores que mais demandam atendimento, mas é importante que casos mais simples sejam levados às unidades de saúde de média complexidade que funcionam como urgência e emergência, e estão aptas a receber pacientes. Isso evita o grande fluxo de pessoas nos Socorrões e agiliza o atendimento”, disse a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

Os locais de grande concentração de foliões vão receber atenção especial, com a disponibilização de três ambulâncias equipadas, que vão ficar localizadas em pontos estratégicos na Madre Deus, Praça Nauro Machado e Passarela do Samba, para prestar primeiros socorros e fazer a remoção de pacientes, em caso de urgência e emergência. Além disto, haverá outra ambulância disponível no posto do Corpo de Bombeiros e toda a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender as ocorrências no período de momo.

Com 200 metros de pista que ocupará uma das vias principais do Anel Viário, a Passarela do Samba contará com toda infraestrutura necessária à realização do evento: carnaval (banheiros químicos, central de atendimento de urgência/saúde, iluminação, som, decoração, barracas de bebidas e comidas em seu entorno, bares, espaços reservados para a imprensa e para a concentração das agremiações, arquibancadas e camarotes).

Na Passarela do Samba, serão distribuídos 100 banheiros ecológicos. Vinte barracas credenciadas comercializarão produtos com ambulantes capacitados para a manipulação e manejo de alimentos. Todo o comércio informal será fiscalizado por agentes da Blitz Urbana, Vigilância Sanitária e equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

SEGURANÇA

Para garantir a segurança dos foliões nos circuitos oficiais da folia será destacado efetivo policial disponibilizado pela Prefeitura de São Luís e pelo governo do Estado, além de contratação de empresa de segurança privada.

 

VENDA DE BEBIDAS

 

A Prefeitura de São Luís decretou no dia 20 de janeiro a proibição da venda de bebidas – alcoólica ou não – em garrafas e recipientes de vidro durante o período de Carnaval. A medida vigorará desta sexta-feira (5) até terça-feira (9), das 10h às 19h, na Passarela do Samba e nos demais circuitos da folia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *