Presidente da Academia Maranhense de Letras mostra diferenças entre Vitorino Freire e Sarney

buzar 2

 

Numa concorrida entrevista concedida no começo da noite ao jornalista Djalma Rodrigues, no programa Pauta do Dia, na Rádio Capital AM, o jornalista, cronista, escritor e presidente da Academia Maranhense de  Letras, Benedito Buzar, afirmou que existem diferenças entre Vitorino Freire, que manteve o comando político do Estado entre meados das décadas de 1940 e 1960 e José Sarney a quem atribuem o domínio político do Maranhão até o ano de 2012, quando Lobão Filho PMDB), foi derrotado pelo atual governador, Flávio Dino (PC do B).

“O Vitorino Freire, de fato mandou no Maranhão, ao longo de 20 anos, sem jamais ter sido governador. Ele era senador. Mas difere do Sarney. Ele era um chefe político, enquanto Sarney era uma liderança. Vitorino só atuava nos bastidores, sem se misturar com o povo, enquanto o Sarney, tanto atuava nos bastidores como participava de campanhas abertas”, assinalou Buzar.

Buzar também lembrou que  todos os governadores que chegaram ao poder, tanto pela via indireta como pelo voto popular, romperam  os laços com Sarney, citando Pedro Neiva de Santana, Nunes Freire, João Castelo, Luiz Rocha, Cafeteira e Zé Reinaldo Tavares.

Segundo Buzar, que é autor do livro “O Vitorinismo” e diz que elabora  a obra “O Sarneisismo”, o  que manteve Sarney como principal liderança, foi sua influência no cenário nacional, lembrando que, mesmo sem mandato, continua com muita ligação com a cúpula do PMDB, que atualmente governa o País, com Michael Temer.

Buzar, que teve seu mandato de deputado estadual cassado com o golpe de 1964, juntamente com Sávio Dino, pai do governador Flávio Dino, destaca que, naquele tempo, o parlamentar  gostava mesmo era da política, ao contrário da atualidade, em que a maioria dos  deputados são empresário e muitas das vezes buscam o mandato para a ostentação do poder.

Ele enfatiza não enxergar qualquer possibilidade da presidente afastada Dilma Roussef voltar ao poder, e diz que quem irá comandar a cena política a partir do final deste mês será o PMDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *