Raimundo Penha recebe certificado “Amigo do 1º BPM”

O vereador de São Luís, Raimundo Penha (PDT), foi condecorado com o certificado “Amigo do Primeiro Batalhão de Polícia Militar”, durante solenidade de mudança de comando no órgão. Ele destinou R$ 50 mil reais para que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adquira mais um veículo que dê suporte aos trabalhos da Ronda Escolar desenvolvido pelo 1º BPM.

Durante o evento, o vereador ressaltou a ação importante do 1º BPM na prevenção ao crime e segurança para estudantes por meio da Ronda Escolar. “O trabalho garante mais tranquilidade aos professores e alunos e só merece elogios. Tenho uma emenda que está tramitando, no município, e que apoia a estrutura dessa atividade imprescindível, visando à aquisição de mais uma viatura”, ressaltou.

A Ronda  Escolar atende 33 unidades de ensino, incluído escolas municipais, estaduais e particulares, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o  Sesi e o Ifma (Instituto Federal do Maranhão). O trabalho inclui escolas da área Itaqui Bacanga até a Vila Nova e uma parte da Zona Rural até a Vila Maranhão, beneficiando em torno de 15 mil estudantes em São Luís.

No Primeiro Batalhão, hoje há apenas uma viatura para todo esse trabalho de atendimento por chamado e preventivo. E quando o veículo vai para o conserto, a ronda corre o risco de parar as atividades.

Segundo o vereador Raimundo Penha, a emenda, de sua autoria, proporciona uma parceria do município com o Primeiro Batalhão de Polícia Militar com uma uma nova viatura para as atividades.

A solenidade de troca de comando aconteceu  no Parque Botânico da Vale, na região do Anjo da Gurda.  Tomou posse o comandante major,  Cláudio André, em substituição ao ex-comandante, o tenente-coronel Edivaldo dos Santos, este que participará do projeto Pacto Pela Paz.

A Ronda Escolar é um tipo de policiamento específico que, além de atuar na prevenção e repressão da violência e do tráfico de entorpecentes no ambiente escolar, realiza palestras e eventos de interação entre policiais, alunos, professores e diretores. Os policiais militares também são chamados para conversar com alunos em situação vulnerável, indisciplinados ou que apresentam desvio de comportamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *