Rodrigo Maia vem ao Maranhão lançar pré-candidatura à Presidência, em Santa Inês

(Atual7)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, vem ao Maranhão para o lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto. O evento está sendo agendado para o final do mês de março, e deve acontecer no município de Santa Inês, em evento do Democratas articulado pelo deputado federal Juscelino Filho e Stênio Rezende.

A vinda de Maia ao estado faz parte de uma série de viagens pelo país que ele iniciará a partir da próxima semana. Na agenda, já estão também definidas visitas ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. A ideia é usar as novas filiações ao DEM para se apresentar ao eleitorado do país.

Na última quinta-feira 8, durante a convenção que lançou o nome de Maia ao Planalto e elegeu o prefeito de Salvador, ACM Neto, como presidente nacional do partido, pelo menos 11 nomes do Maranhão se filiaram ao DEM. Todos levados por Juscelino Filho — que foi também eleito para a Executiva Nacional, como membro suplente.

Por articulação de Juscelino, inclusive, o Democratas faz parte da coalização de partidos que fecharam pela reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB), em troca de cargos no primeiro e segundo escalão do Palácio dos Leões. Também houve, no caso do DEM, a contratação de uma empresa pertencente a mulher de Juscelino, Lia Cavalcanti Fialho Rezende, a DIO – Diagnóstico por Imagem e Oftalmologia Ltda, para suposta prestação serviços para a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Há ainda a exigência de participação do partido na chapa majoritária dinista, em razão da necessidade de palanque forte para Rodrigo Maia no estado.

Sobre essa última negociação, caso Juscelino Filho não consiga emplacar o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, na vice; ou a deputada Eliziane Gama na segunda vaga ao Senado — ela ainda não se filiou ao DEM por não ter sido liberada e não querer desagradar o presidente nacional do PPS, Roberto Freire —, aumenta a possibilidade do Democratas fechar com a pré-candidatura do deputado José Reinaldo Tavares ao Senado, numa chapa encabeçada por Eduardo Braide (PMN).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*