Edivaldo Holanda agradece homenagem da Câmara e destaca trabalho de Astro de Ogum

O deputado Edivaldo Holanda (PTC)_, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (26), para destacar as ações desenvolvidas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luis, vereador Astro de Ogum (PR), ao mesmo tempo em que rememorou o seu período como vereador de São Luis, na década de 1970, lembrando que foi eleito presidente daquela casa parlamentar numa situação inusitada, já que não tinha o apoio do prefeito da época, adversário declarado e que ele e seu grupo realizaram a eleição em plena Praça João Lisboa.
O parlamentar agradeceu a placa de honra ao mérito recebida na semana passada na Câmara Municipal, quando, por iniciativa do presidente Astro, todos os ex-presidentes foram distinguidos com a honraria. Ressaltou ainda o deputado: “ A Câmara de São Luis completará, este ano, 400 anos. É a segunda mais antiga casa parlamentar municipal do Brasil, tendo em sua presidência hoje um dos vereadores mais dinâmicos que, como presidente deste parlamento, tem feito um trabalho extraordinário na área social, na reestruturação daquele poder. O vereador Generval Martiniano Moreira
Leite, conhecido como Astro de Ogum, tem desenvolvido um trabalho exemplar
naquela casa”, destacou Edvaldo Holanda.
Prosseguindo, ela enfatiza: “Por ali eu passei nos primeiros anos da década de 19 70. Cheguei à Câmara Municipal de São Luís ainda muito jovem. E ali, nos anos iniciais daquela década , fui vereador. Éramos 17 vereadores, a Câmara funcionava na Praça João Lisboa, em uma antiga padaria, e o plenário era no forno da padaria. Transcorria a o movimento destruidor da democracia do Brasil, a Revolução de 31 de março. Um certo dia, senhoras e senhores deputados, em uma briga entre dois grupos da Câmara , o vereador Manoel Ribeiro de um lado e a ex-vereadora de saudosa memória, Lia Rocha Varela, do outro lado.
A vereadora Lia queria prorrogação do seu mandato de presidente da Câmara
tendo total apoio do ex-prefeito, ex-governador João Castelo, também de saudosa memória, na época governador do estado. Ele quaria a prorrogação do mandato de sua aliada Lia Varela. E nós fomos à luta em um embate em plena Praça João Lisboa. E, numa cadeira de engraxate, transformada em urna eleitoral, a maioria daquela casa parlamentar me elegeu presidente. Foi naquele local, em frente do Poder, realizamos várias sessões. O pleito foi parar no Tribunal de Justiça do Estado. Havia, então, duas mesas e duas sessões diárias da Câmara: uma realizada no Poder e a outra na Praça João Lisboa, tendo a mim como presidente eleito. Ganhamos na Justiça e eu pude tomar posse da presidência da Câmara Municipal de São Luís. E eu estou dizendo isto porque recebi uma placa de ex-presidente. Eu fiquei muito feliz, muito honrado em receber esta placa, uma homenagem especial como ex-presidente da Câmara Municipal de São Luís”, afirmou.
Sempre exibindo a placa, o deputado foi mais além, ao assinalar : Esse é um orgulho que trago comigo. Terr sido vereador da capital e ter dirigido aquele Poder. E eu lá disse que todo político deveria iniciar a sua vida no plenário de uma Câmara Municipal, ali é a primeira escola, a grande escola. É o grande ensinamento. É o primeiro contato do político com o povo, com a comunidade, os embates com os problemas sociais. O vereador é um lutador de primeiro momento, de primeira hora ao lado da comunidade. E eu trago comigo este orgulho, esta lembrança, este pedaço da história que a minha capital, que a minha cidade de São Luís me proporcionou, vereador de São Luís, ex-presidente daquele poder.v Agradeço a Deus por ter me proporcionado aquele grande momento da minha vida. Agradeço ao presidente Astro de Ogum pelo reconhecimento do trabalho realizado naquela Casa. Agradeço ao povo de São Luís por ter me conduzido a ela. E agradeço agora a vocês, deputados e deputadas, a oportunidade que me concedem de poder expressar tudo isto a todos vocês. Muito obrigado e que Deus nos abençoe a todos”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *