Criado o “Dia Municipal da Rendeira” em Raposa

A data de 08 de Março vai entrar para o calendário do município de Raposa como “Dia Municipal da Rendeira”. A lei que institui a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, que segue agora para sanção ou veto da prefeita Talita Oliveira.

O projeto de Lei que institui o “Dia Municipal” da Rendeira é de autoria do vereador Joaquim Souto (PRB), com o objetivo de valorizar e incentivando o artesanato da renda familiar no município de Raposa.

Depois de ser sancionada pelo poder executivo, a nova será comemorada no dia 08 de Março, alusiva ao “Dia “Internacional da Mulher” que destaca a importância das profissionais, através de palestras sobre a (o) atividades/oficio e por meios de amostras culturais das produções que acontecerão em ambientes públicos  sendo divulgado em vários meios de comunicação.

O calendário será incluindo em eventos oficiais do município, como a mulher rendeira, típica do litoral raposense, com raízes na arte cultural.

ORIGEM

Surgiu nos fins da Idade Média, em países europeus, Itália, França, Inglaterra e Alemanha. Chagando ao Brasil no Século XVlll, através de colônias de origem portuguesa e depois de alguns anos foi resinificado pelo povo brasileiro.

O oficio de Renda Irlandesa já se tornou profissão no estado de Sergipe, que se constitui o mais tradicional, com origem na Europa no Século XVll, e são associados a própria condição feminina na sociedade brasileira, desde o período colonial, até a atualidade.

“Temos que valorizar a Arte Cultural do Município de Raposa”. “Eu agradeço meus colegas parlamentares pela aprovação desta lei”. “É” quem só tem a ganhar com esta lei é o Município de Raposa, com este importante dia. Destacou o vereador Joaquim Souto,  autor do projeto de lei.

O vereador, Beka Rodrigues presidente da casa do (PC do B), ressaltou que a Câmara Municipal sempre estará criando e aprovando leis               que seja benéfico para a população de Raposa.

“Nós precisamos valorizar essa arte como fonte de desenvolvimento econômico e também sobre os benefícios do artesanato no resgate da autoestima destas profissionais”. Disse o vereador Beka Rodrigues

Segundo a presidente da Associação das Renderas, Marilene Marques, talento e habilidades que são passados de geração a geração, e a tradição é passada de mãe para filha.

As rendas são feitas pelas mulheres da comunidade desde a década de 1950

A secretária de Ação Social do Município de Raposa Nádia Oliveira também marcou presença na sessão plenária, ao lado de Dona  Rosa ex- presidente da Associação das Renderas e mãe da vereadora Maria Eliene

Fica instituído o “Dia Municipal da Rendeira” a ser comemorado anualmente.

A lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *