Cadete é expulso de academia militar por usar camiseta de Che Guevara

Um cadete da Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point (NY), que usou uma camiseta com a famosa estampa de Che Guevara em sua cerimônia de formatura, foi expulso das forças armadas americanas.

Spenser Rapone, 26, foi dispensado por “conduta imprópria”. Depois de se formar, ele serviria como segundo-tenente na infantaria do Exército.

Ele, provavelmente, não poderá se alistar nunca mais nem receber benefícios reservados para veteranos.

Investigação

Os militares começaram uma investigação contra Rapone em outubro do ano passado, depois de ele postar fotos pró-comunismo nas redes sociais, mostrando que usou uma camiseta do guerrilheiro argentino por baixo do uniforme. Outra imagem mostrava a inscrição “o comunismo vai vencer” escrita na parte interna de seu quepe.

As fotos viralizaram e Rapone foi apelidado de “cadete comunista”, o que gerou indignação entre os militares e motivou a investigação.

O Exército encontrou dezenas de frases e memes comunistas na página do Twitter do jovem cadete. Ele também fazia diversos comentários desrespeitosos em relação à colegas oficiais.

Na terça, o Exército anunciou que o processo tinha sido concluído.

“Devido a restrições de privacidade, podemos passar informações muito limitadas”, disse a tenente-coronel Nina Hill, porta-voz da instituição.

“Podemos confirmar, no entanto, que conduzimos uma investigação completa e que as ações apropriadas foram tomadas”, afirmou Hill.

Em entrevistas à imprensa americana, Rapone disse que se considera um socialista revolucionário.

Ele foi convidado para participar da conferência Socialismo 2018 em Chicago, nos EUA, em julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *