E-mail pra Dona Bibi

 

 Olá, minha gata, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la na santa paz do Misericordioso por aí. Por aqui, cidadã, o caldo engrossou de vez na política. A juíza eleitoral da cidade de Coroatá sentenciou o governador Flávio Dino e o ex-secretário de Articulação Política, Márcio Jerry. Tornou-os inelegíveis, além de cassar o prefeito Luiz da Amovelar Filho e o vice deste.

*

É daquelas sentenças que caem em segunda instância. O problema é que o caso virou um siribolo danado. Sõ não chamaram a juíza de santa. Vincularam foi logo a cidadã com a família Sarjney, porque ela é casada com um dos filhos do saudoso Herberth Fontenelle, grande cronista esportivo do Sistema Mirante.

*

Pegaram pesado com a magistrada. O Fontenelle, apesar de atuar no Sistemão, era alinhado ao saudoso Jackson Lago. Foi assessor deste tanto na prefeitura como no governo do Estado. Mas a campanha começou e de forma pesada, eletrizante.

*

Bibi, que ninguém se engane. Campanha é isso aí. Cada um joga com suas armas, neguinho aplica o golpe é abaixo da linha de cintura. Pode aguardar que virá muito mais coisas por aí. Nunca vi campanha sem baixaria ou grossuras. Isso não existe em lugar nenhum do mundo.

*

Um debate promovido na quinta-feira pela Band foi considerado insosso por todo mundo. Oito candidatos num debate! Isso vira conversa de bar, minha gata. O formato do debate não deixa que ninguém apresente suas propostas ao pé da letra.

*

Gostei mesmo foi do Ciro Gomes. Garantiu que vai tirar todo mundo do SPC e do Serasa. Já tinha visto ele falar nessa história durante um jantar com prefeitos, lá em Brasília. Ele afirma que 70 milhões de brasileiros estão enforcados nestas duas instituições.

*

Se formos pela lógica, o homem tira de letra. Quem não quer sair do CPC e do Serasa? Pelo menos ele não foi grosso durante o Debate. Nem ele e nem o Bolsonaro. Pareciam dois aplicados estudantes no primeiro dia de aula. O Boulos não disse a que veio. A Marina, com aquela voz chorosa, também não empolgou.

*

Somente o Cabo Daciolo fez um pouco de teatro, mas não do jeito que faz na Câmara Federal. O Álvaro Dias, com aquela voz de barítono, mostrou que sabe alguma coisa, a exemplo do Alckmin, que andou pegando algumas estocadas dos adversários. Mas tudo numa boa. Deu até para cochilar durante o evento.

*

Ah, cidadã, nem te conto! O PT e o MST inventaram agora a greve de fome terceirizada. Isso mesmo. Eles arregimentaram um grupo de otários para fazerem a tal greve, como forma de pressionar o STF a soltar o Lula.

*

Nunca tinha visto isso. O sujeito chama o outro para grevar por ele. Mas tô sabendo que os grevistas estão enrolando e tomando água de coco e soro às escondidas. Isso me faz lembrar uma história de uma senhora de Nome Zefinha, lá de Cururupu.

*

Ela era carola de igreja e gostava muito de fazer promessa. Se um menino estava doente, ela fazia a promessas para o garoto curar. Com a graça alcançada, ela corria para os pais da criança, para que eles pagassem a tal promessa.

*

São dois agora os deputados que não podem concorrer ao cargo aqui no Maranhão. O Stênio Resende e o  Hemetério Weba. São fichas-sujas. O Stênio já escalou a esposa para substitui-lo, enquanto o Weba deverá ser representado por um parente também na campanha.

*

Falando em deputado estadual, o Sérgio Frota está preocupado com o desempenho do Sampaio Correa. Só não apanha agora no dia que não joga. Teme que essa campanha pífia possa ter reflexo na sua campanha para a reeleição.

*

A bruxa andou solta lá pela Câmara Municipal na semana passada. O vereador Aldir Júnior (não é filho do Aldir Teixeira), fraturou os ligamentos do joelho e vai passar uma boa temporada se recuperando em casa.

*

Andam dizendo que o Lula quer falar em cadeia nacional para a população. Ora, na cadeia ele já está. Deveria se preocupar era em deixar o xilindró. Na realidade, onde ele se encontra mais se parece é com um hotel de três estrelas.

*

Finalmente o Iphan decidiu recuperar o casarão onde morou Aluísio Azevedo, ali na rua do Sol. Foi lá que ele escreveu  uma de suas obras mais famosas, O Cortiço.

*

Conversando recentemente com um grupo de parlamentares quando alguém falou em traição. Aí lembrei, Bibi, que o Maranhão gosta tanto de traidor, que recebeu com tapete vermelho o famoso Joaquim Silvério dos Reis, traidor da Inconfidência Mineira. Foi sepultado na Igreja de Santo Antonio.

*

Aqui, Joaquim Silvério dos Reis passou seus últimos dias, como coronel. Patente que ganhou por trair seus companheiros de luta. A traição a que os parlamentares se referiam era por conta de divergências políticas, quando amigos se afastam. Cada um chama o outro de traidor. Mas isso não acontece só no Maranhão.

*

Também é bom lembrar Lázaro de Melo, que traiu seu padrinho e protetor, Manoel Bequimão. Ganhou, a exemplo de Joaquim Silvério dos Reis, uma patente na Guarda. A de capitão.

*

De acordo com o que aprendi no antigo primário, ele não era respeitado pelos subordinados e certa vez teria ido reclamar ao governador Gomes Freire de Andrade. E este teria respondido:

-A patente que te prometo eu de dei, mas não posso fazer eles esquecerem que tu és um traidor.

*

Não acredito nessa resposta do governador de jeito nenhum. Não faz sentido. Até porque o governador que mandou enforcar Bequimão, ganhou força junto à Coroa Portuguesa no período.

*

Bem, minha fofa, com essa, teu pretinho vai se despedindo por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com o teu pimpolho.

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar

Djalma

N.E- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu no dia 8 de dezembro de 1965, quando tinha apenas 28 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *