Gestão do prefeito Edivaldo entrega mais uma escola reformada, ampliada e climatizada no Inhaúma

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior avançana melhoria da rede de ensino da capital. Nesta quinta-feira (8) foi entreguemais uma escola totalmente reformada, ampliada e climatizada. Desta vez, foi oAnexo II Luz Divina, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Hortência Pinho, nacomunidade de Inhaúma. Por meio do programa de melhoria da rede de ensino, aPrefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), járequalificou mais de 150 escolas e climatizou cerca de 800 salas de aula resultadosdos investimentos feitos pela gestão do prefeito Edivaldo que somam-se a outrasque integram os cinco pilares do programa Educar Mais.

Para o secretário municipal de Educação, MoacirFeitosa, a reforma atende aos anseios da comunidade. “Esta reformacompleta da escola é uma mostra do comprometimento da gestão do prefeitoEdivaldo com a educação. Tivemos um diálogo mais próximo com as mães e agoraestamos trazendo a resposta que é a reforma da infraestrutura, pois seguimos aorientação do prefeito Edivaldo de que as crianças têm que ter espaço adequadopara sua formação”, disse o secretário.

O Anexo II Luz Divina funciona nos dois turnos, matutino e vespertino, com 121 estudantes do Ensino Fundamental, 1º ao 5º anos e 30 crianças da Educação Infantil. No pacote de requalificação todo telhado foi revisado, a parte elétrica foi refeita e a unidade recebeu novas luminárias. A parte hidráulica também foi reformada. A unidade escolar recebeu pintura interna e externa.

A gestora Maria Rosa Baldez, que mora na comunidade há 60 anos, diz que o mais importante é ver a alegria dos alunos e das mães com a nova escola. “A climatização vai melhorar a qualidade das aulas, e toda a comunidade só tem a ganhar, estamos com uma escola acessível, com rampa na entrada e duas novas salas de aula que foram construídas já priorizando o público com mobilidade reduzida ou cadeirantes”, informa.

A U.E.B. também recebeu grades em todas as janelas, que tiveram nova pintura. Os dois banheiros, masculino e feminino, foram reformados e o calçamento externo foi revitalizado. Ao todo são cinco salas e a sala para os professores, que possui banheiro exclusivo. A escola tem ainda cozinha e pátio coberto.

Para Ariane Maria, mãe de Liedson Bispo, 2º ano, a reforma era necessária. “Muito bom porque os alunos vão até prestar mais atenção nas aulas devido à climatização e a construção das duas novas salas”, falou.

Juliana Santos, 8 anos, estudante de 3º Ano, achou aescola muito bonita. “Tá bem melhor que antes. Agora está tudo novinho elimpo e ainda tem ar-condicionado. Melhorou bastante”, frisou.

Participaram da entrega da escola os técnicos da Semed; os representantes da Vale, o Relações Institucionais Dorgival Pereira e o gerente de Relações com a Comunidade, Daniel Florenzano; e a supervisora de Relações Institucionais, Joana Burgos, da Alumar. As duas empresas desenvolvem projetos em parceria com a unidade escolar.

AÇÕES

As reformas das unidades escolares é um dos apenas uma das frentes de trabalho que o prefeito Edivaldo tem realizado na área da educação e que integra o programa Educar Mais, iniciativa baseada na consolidação de uma política pública educacional com foco em cinco pilares desenvolvidos de forma articulada: Sistema de Avaliação, Gestão, Formação Docente Continuada, Melhoria da Infraestrutura e Monitoramento e Acompanhamento do Programa.

Além das reformas, o Educar Mais resultou na implantação do sistema de avaliação, denominado Simae. Através do sistema, a Secretaria Municipal de Educação obteve conhecimento científico sobre cada uma das salas de aulas e, individualmente, de cada aluno. A partir da avaliação das 15 habilidades que a criança tem que apreender até os 8 anos de idade, foi possível identificar o que ainda precisa ser melhorado. São habilidades fundamentais para o desenvolvimento da trajetória educacional. A Formação Docente Continuada também é um dos pilares do Educar Mais.

Outras ações na área da educação contribuíram para as melhorias no ensino. Entre elas está a implantação do Sistema de Gestão Escolar – Sistema para Administração e Controle Escolar, com Diário online, matrícula online e controle escolar, para citar algumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *