Prefeito Edivaldo investe em turismo e São Luís se destaca como destino mais buscado no país

Em 2018, São Luísapresentou um aumento de 106% nas buscas de passagem a partir dos aeroportos detodo o Brasil. Foi o maior crescimento entre os destinos nacionais. É o queaponta levantamento do site Viajala junto aos brasileiros sobre os destinostendências para o ano de 2019 e que foi destaque no site do jornal O Globo. Osdados refletem a política de valorização assegurada pela gestão do prefeitoEdivaldo Holanda Júnior, que tem realizado diversas ações voltadas para osetor. Foram avaliadas 47 milhões de buscas feitas em setembro, além docomportamento do viajante brasileiro.

“Acreditamos que estes dados consolidam as ações voltadas à divulgação do destino São Luís em diversos estados do Brasil, ao mesmo tempo em que também fortalecemos as iniciativas na capital. A realização de programas como o Reviva, aliado à capacitações voltadas para profissionais da área, bem como participações em feiras e eventos e incentivos a novos roteiros e a realização da Feirinha São Luís, são algumas das estratégias da nossa gestão que têm fortalecido o turismo em São Luís”, enumera o prefeito Edivaldo.

O prefeito destacou ainda que outra ação importante de fomento ao turismo são as obras de revitalização do Centro Histórico da Capital que estão sendo executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, considerado o maior investimento nesta área dos últimos 30 anos.

Do Nordeste, além de SãoLuís, apenas João Pessoa (PB) aparece como destaque na pesquisa. A exploraçãodo potencial turístico do estado do Maranhão nos últimos anos é reconhecidapelo site. Em pelo menos nove cidades maranhenses, a taxa de ocupação da redehoteleira na alta temporada se aproximou de 90%. A elevação nas buscas a partirde São Paulo confirma pesquisas aplicadas pela Secretaria Municipal de Turismo(Setur), em período de alta estação como, por exemplo, nos festejos juninos. Oestado de São Paulo ocupa a primeira posição na escala de aumento de buscas,com 268%, seguido pelo Rio de Janeiro com 231%. Os dois estados são apontadoscomo maiores emissores de turistas para o Maranhão.

As ações da gestão do prefeito Edivaldo no setor de turismo que estão sendo postas têm contribuído para a elevação do nível de satisfação do visitante. Aferição neste sentido, em pesquisa realizada pela Setur, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), revelada pelo Observatório do Turismo mostrou que 87% dos visitantes que estiveram na cidade aprovaram São Luís como destino turístico.

“Nós trabalhamos justamente para incentivar o turista do Brasil e do mundo a buscar a nossa cidade. As ações de divulgação são realizadas nesse intuito, inclusive nas nossas redes sociais, já que sabemos que é muito importante ter uma presença forte na internet”, explicou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

AÇÕES

O projeto Reviva, umpacote de atividades voltadas para o fomento do setor concentrada no CentroHistórico da cidade, vem se consolidando como ação. As três atividadesdesenvolvidas pelo programa – Sarau Histórico, Passeio Serenata e RoteiroReggae – tendo como ponto de convergência a Praça Benedito Leite, vem atraindoum público cada vez maior, entre maranhenses e visitantes da capital.

Outra iniciativa dagestão do prefeito Edivaldo que vem alavancando o turismo na capitalmaranhenses é a Feirinha São Luís, programa premiado na etapa estadual da XPrêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O programa atua como indutor do turismo,contribuindo para a revitalização do Centro Histórico, concomitantemente àgeração de emprego e renda. Com um ano e meio de realização, mas de 280 milpessoas já passaram pelo local.

Além de observar o comportamento do viajante, a pesquisa site Viajala avaliou mais de 47 milhões buscas de brasileiros no site. O aumento das buscas por destinos locais, em alguns casos, pode ser atribuído à queda nos preços das passagens aéreas. No entanto, no caso de São Luís, o preço médio das passagens sofreu leve aumento; de 8,6% a partir do Rio de Janeiro, e 7,6% saindo de São Paulo.

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