E-mail pra Dona Bibi

Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Criador. Por aqui, morena, muitas saudades de ti, principalmente neste domingo. É que neste sábado, dia 8 de dezembro, em que se comemora Nossa Senhora da Conceição, completou exatamente 53 anos de tua partida celestial.

Jamais esquecerei enquanto vida tiver. Lembro como se fosse hoje. Tinha apenas 7 anos e tu 28. Passaste mal enquanto eu lia o Jornal Pequeno para ti. A manchete  narrava a trágica morte do então prefeito de São José de Ribamar, José Silva, que, na Forquilha colidiu com seu veículo numa árvore e foi projetado para fora da cabine.

Ele teve morte instantânea. Isso foi depois do almoço. Nem havia terminado a leitura e começaste e reclamar que  não estava passando bem. Levada às pressas para a Santa Casa de Misericórdia, às 17 horas veio a notícia mais triste da minha vida. Havia falecido. Morávamos no chamado Quilômetro 8,  no Santo Antonio, de onde os trilhos do trem e da maria-fumaça já foram retirados, por trás da estação rodoviária.

Não dá para esquecer. Com isso, jamais consegui participar da festa de aniversário da Glauce, filha de Fátima. É no mesmo  dia, data em que guardo para minhas reflexões. Fica aí, com Deus, que vou te informando do que acontece por aqui.

*

O governador Flávio Dino enviou um pacote contra a crise à Assembleia Legislativa, que foi aprovado na última quarta-feira. A oposição bateu forte, estrebuchou, mas a “maciça”, como se chama a maioria no parlamento aprovou  a matéria sem emendas.

*

Me remete à metade e final  da década de 1980, quando cobria a Assembleia para o extinto Jornal de Hoje. Todo ano, o governo enviada mensagem de aumento para a AL. A oposição executava seu papel. No final, era aprovado quase do mesmo jeito. Jairzinho, com seu jeitão moleque, chamava a maioria de “comandita”.

*

Olha, morena, parece que está acabando a lua de mel entre a imprensa e a família Bolsonaro, muito antes do homem tomar posse como presidente da República. E por um motivo muito peculiar: Uma  estranha movimentação financeira que envolve um ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro, filho do “homem”.

*

De acordo om o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), entre 2016 e 2017, Fabrício José de Queiroz, movimentou, de forma atípica, algo em torno  de R$ 1,2 milhão. Um dos problemas das operações, é que um cheque no valor de R$ 24 mil, beneficiou a futura primeira-dama, Michele Bolsonaro, mãe do parlamentar. Hum hum hum… O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal.

*

O vereador Melk reuniu a imprensa, na manhã da última sexta-feira, onde, num café da manhã prestou conta de todas as suas atividades parlamentares durante o ano.

*

Como é período de confraternização, o deputado estadual Edvaldo Holanda reúne amigo, imprensa e familiares para um jantar, no próximo dia 19, num dos restaurantes do Calhau. Ele promove essa regabofe todos os anos. Já colocou no calendário.

*

A pedido do Ministério Público do Maranhão, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), ajuizada em maio de 2017, o Poder Judiciário declarou inconstitucional incisos da Lei nº 01/2017, do Município de São João Batista, que permitia a contratação de servidores públicos sem concurso público.

*

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi eleito presidente da Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória (MP) 858/2018, que extingue a empresa Alcântara Cyclone Space, criada em 2003 entre Brasil e Ucrânia, e permitia que fosse explorado comercialmente o lançamento de satélites a partir da Base Espacial de Alcântara no Maranhão.

*

A edição da MP ocorre após o Brasil denunciar a falta de viabilidade comercial por parte do governo ucraniano. A denúncia é um ato no qual um país manifesta sua vontade de sair desse acordo internacional. “Não faz sentido manter uma empresa desse porte que nunca saiu do papel. Alcântara precisa de parcerias que dão retorno ao Maranhão e ao Brasil”, disse Roberto Rocha.

*

O deputado federal Hildo Rocha lamentou a quebra de contrato entre a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O acordo previa a implantação do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cempea), do curso de Engenharia de Pesca.

*

O Cempea tem como objetivo promover, no ensino e extensão, a qualificação dos alunos dos cursos de graduação e nível médio do estado; capacitar e dar assistência técnica a produtores de todo o estado; promover pesquisas e estudos de novas espécies da pesca para cultivo; fazer a validação de produtos e desenvolvimento de novas formulações de rações.

*

A construção do prédio, que deveria abrigar as salas de aula e os laboratórios do Cempea, foi iniciado em 2011. Porém, três anos depois a obra foi paralisada. Hildo Rocha disse que a paralisação aconteceu em decorrência de mudanças da Pesca para diversos ministérios.

*

O espanhol Carlos García Juliá, condenado a 193 anos de prisão por ser um dos autores de um atentado a um escritório de advocacia em Madri ocorrido em 1977, foi preso esta semana em São Paulo por agentes da Polícia Federal (PF) a pedido da Interpol.

*

O terrorista tinha 24 anos quando cometeu um atentado a tiros dentro de um escritório de advogados trabalhistas e de militantes do ainda ilegal Partido Comunista da Espanha. Ele e José Fernández Cerra foram condenados pela Audiência Nacional do país a 193 anos de prisão como autores materiais de cinco assassinatos.

*

Segundo a PF, Garcia Juliá estaria residindo no Brasil com identidade falsa. A PF passou a investigar seu paradeiro por meio de seus policiais que atuam na Interpol. Iniciaram-se diligências para localizá-lo, e ele foi preso no início da noite de quarta-feira (5)), no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

*

Com certeza, vai ser extraditado. Agora, se fosse no governo do PT, estaria com pedido de vista permanente garantido, a exemplo do seu colega assassino, o italiano Cesare Batisti.

*

Bem, minha fofa, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se assim Deus quiser. E ele quer, por sempre foi bacana com o teu pimpolho.

Beijão de quem sempre  te amará

Djalma

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *