Juiz Osmar Gomes pronuncia matador de Décio Sá a júri por outro assassinato

O juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Osmar Gomes dos Santos, acaba de pronunciar a júri popular o pistoleiro Jhonathan de Sousa Silva, o “Jhonathan” (foto acima), que ficou conhecido no Brasil inteiro, por haver executado a tiros, em 23 de abril de 2012, num dos bares da Avenida Litorânea, o jornalista e blogueiro Aldenísio Décio Leite de Sá, conhecido como Décio Sá.

A atual pronúncia do magistrado é por conta de outro assassinato praticado pelo criminoso. Em janeiro de 2018, “Jhonathan”, matou a golpes de ferro, no Presídio São Luis, na área do Complexo Penitenciário de Pedrinhas,  o também detento Alan Kardec Dias Mota. O crime ocorreu numa manhã de domingo, por ocasião do banho de sol. Interrogado após o assassinato do colega de presídio, o criminoso disse que matou Alan Kardec em legítima defesa.

Caso Décio Sá

Apesar de passados mais de 6 anos, a execução de Décio Sá ainda está viva na memória dos maranhenses. O jornalista, que à época integrava a editoria de Política do jornal ‘O Estado do Maranhão’,  foi alvejado com seis tiros de pistola .40 – de uso das Forças Armadas – na noite do dia 23 de abril de 2012, em um bar na avenida Litorânea, orla da capital maranhense.

O assassinato foi motivado por denúncias de casos de agiotagem no Maranhão, feitas pela  vítima em seu blogue, um dos mais acessados do Estado. As investigações apontaram que os envolvidos no assassinato faziam parte de uma quadrilha de agiotas, que emprestava dinheiro para financiar campanhas de candidatos a prefeito que pagavam a dívida com dinheiro público quando venciam as eleições.

A morte do jornalista levou às investigações da Polícia Civil do Maranhão e da Polícia Federal, que encontraram ligação de pelo menos 41 prefeituras maranhenses, no período de 2009 a 2012, com cerca de R$ 100 milhões de recursos estaduais e federais desviados.

O crime

Denúncia ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) apontou 12 acusados e foi recebida pela Justiça em 28 de agosto de 2012. Segundo a denúncia, Décio Sá foi morto por Jhonathan de Sousa Silva, executor agenciado por José Raimundo Sales Chaves Júnior, o ‘Júnior Bolinha’; comandado pelos empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho, conhecido por ‘Miranda’ – pai de Gláucio –, incomodados com as denúncias feitas  pelo jornalista em seu blogue.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *