POLITICANDO

 

 Morre a primeira deputada constituinte do Maranhão (I)

Morreu anteontem, por volta das 18h, no Hopital Português, em Recife, Maria Dalva Bacelar, de 88 anos. Ela lutava contra um câncer no sangue (leucemia).

 Ela foi a primeira deputada estadual do Maranhão e a primeira prefeita de Coelho Neto-MA. Foi uma das precursoras da família Bacelar na política. Morava há 37 anos em Recife-PE. O corpo de D. Dalva será sepultado hoje, no cemitério Morada da Paz, na capital pernambucana.

Dalva Bacelar era irmã dos ex-prefeitos Magno e Afonso Bacelar e do ex-Deputado Estadual e industriário Raimundo Bacelar.

Maria Dalva Machado Bacelar era a filha mais velha de Raimundo de Melo Bacelar (Duque Bacelar) e Maria Machado Bacelar. Nasceu em 30 de Fevereiro de 1924 em Coelho Neto. Foi casada com Paulo Morais Vilaça. Concluiu os estudos e logo em seguida foi nomeada Prefeita de Coelho Neto.

 Dos irmãos Dalva é a primeira perda recente da família Bacelar; a outra irmã Wanda, também já é falecida 

Na década de quarenta, também se destacou na administração municipal como a prefeita Dalva Bacelar – posteriormente deputada constituinte maranhense nas eleições de 1947 –, no município de Coelho Neto.

Em sua administração, priorizou a organização fundiária do município, em virtude de litígios com a Igreja Católica que já duravam anos. Por essa razão, enfrentou a oposição do Padre Alfredo Bacelar, que se tornou grande adversário da família da prefeita. Foi dele o comentário jocoso quando a prefeita se dirigia a cavalo para dar expediente na prefeitura:

 “A prefeita está tão convencida que vai querer ser deputada’. Eu disse: ‘Padre Alfredo, o senhor me deu uma idéia, pois eu vou ser deputada!” (Dalva Bacelar, ex-prefeita e ex-deputada maranhense).

Dalva foi homenageada

pela Assembleia

Em 8 de marco de 2003, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa foi da deputada Helena Heluy (PT), que acabou transformando a solenidade numa verdadeira audiência pública, recheada de importantes debates acerca das conquistas e problemas enfrentados pelas mulheres.

  Durante a solenidade, a professora doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maria Mary Ferreira, fez a exposição de um estudo realizado na Assembléia Legislativa, na legislatura 2002/2006), que traça o perfil da participação da mulher nos trabalhos do poder Legislativo Estadual.

DIRETAS      

 O vereador Astro de Ogum confirmou ontem que não pretende disputar a eleição para a prefeitura de São Luis pelo PMN, como pretendiam as lideranças do PMN.

&&&

O advogado Erivelto Lago, que  recebeu ontem o título de cidadão de São Luis, é de Bacabal e já foi policial civil.

&&&

A prevalecer o pensamento do STF, o ex-prefeito Tadeu Palácio não poderá disputar a eleição para a prefeitura. Teve suas contas reprovadas pelo TCE.

&&&

TCE, como se sabe, é um colegiado. Mesmo se a Câmara aprovar as contas de Tadeu, sua situação é delicada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *