Justiça e polícia fazem blitz e flagram menores em festa de embalo com álcool e droga próximo à UEMA

Comissário junta latas de cervejas que estavam sendo consumida por menores

 

A 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luis realizou no último fim de semana uma blitz na área da Cidade Operária. A equipe da vara, que teve o apoio de policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar, recebeu uma denúncia de que estava sendo realizada uma festa ‘rave’ numa chácara localizada próximo à Uema.

Segundo a denúncia, o evento denominado de “Resenha”, organizado por vários alunos adolescentes do Colégio CEM II, seria realizado na chácara Aquários. A festa teve início às 14h do sábado (24). Ainda de acordo com a denúncia, os participantes da festa estariam consumindo bebida alcoólica e utilizando drogas. A equipe da vara chegou ao local às 19h, findando a operação por volta das 23h.

A festa estava sendo divulgada desde o início do mês de março somente através das redes sociais (Facebook, MSN e Orkut), com a venda de ingresso antecipado com preço entre R$ 2 e R$ 7, e contaria com as presenças de alguns “paredões de som” (carros automotivos). A festa seria regada a muitas bebidas alcoólicas, drogas, sexo e com indícios de prostituição infanto-juvenil.

Com base nas informações colhidas e visando a prevenção integral dos direitos da criança e do adolescente previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, foi realizada diligência no local pela equipe de comissários da 1ª Vara da Infância e da Juventude, acompanhados de psicólogos da vara e de policiais militares do 6º Batalhão da Cidade Operária.

Ao chegar ao local, a equipe constatou que havia aproximadamente 80 pessoas, em sua maioria adolescentes (meninos e meninas), na faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, todos desacompanhados e consumindo bebidas alcoólicas. Teve início, então, um corre-corre entre os adolescentes, alguns pulando cercas e muros na escuridão, outros deixando peças de roupas, sapatos e objetos pessoais.

A equipe ainda conseguiu identificar 40 pessoas, sendo 33 adolescentes e sete maiores de idades, a maioria sem documentos. Os adolescentes, após serem todos identificados, foram entregues aos seus pais ou responsáveis legais mediante termo de entrega e notificação para comparecer na 1ª Vara da Infância e da Juventude em dia e horário estabelecido para o devido processo legal. No local, foram encontradas bebidas, que estavam sendo consumidas principalmente por adolescentes, roupas íntimas e indícios de venda e consumo de drogas.

Alguns adolescentes já foram identificados como os organizadores do evento e foram notificados para comparecerem junto à 1ª Vara da Infância e Juventude acompanhados dos seus pais ou responsáveis. Na oportunidade, foi lavrado auto de infração administrativa contra o responsável pelo estabelecimento e apreendidas as bebidas e demais objetos ilícitos encontrados no evento. A 1ª Vara da Infância e da Juventude desenvolverá, nos próximos dias, outras operações visando coibir eventos dessa natureza que lesam o direito e garantia da criança e do adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *