Ricardo Murad confere mudanças efetuadas no atendimento no Socorrão II

Ricardo Murad conversa com paciente no Socorrão II

O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, fez uma visita ao Socorrão II, na Cidade Operária, nesta sexta-feira (28), onde conferiu as primeiras mudanças no sistema de atendimento dos pacientes após a ação do Governo do Estado. “Transferimos 70 pacientes do Socorrão I e do II para outras unidades de saúde, acabamos com a espera no corredor e reativamos, em parceria com o município, cinco unidades de saúde que estavam sem funcionar em São Luís”, declarou Ricardo Murad.

Durante a visita, o secretário conversou com pacientes e acompanhantes, ouviu reclamações e garantiu que vai continuar ajudando o município a se reestruturar. “Essa é uma ação emergencial até que o próximo prefeito assuma e nos informe se vai precisar de apoio para dar continuidade a essa parceria voltada para melhorar o atendimento na área da saúde”.

Ricardo Murad disse que o Governo do Estado investiu cerca de R$ 5 milhões durante o período de intervenção. Os recursos estão sendo utilizados para dar condições de trabalho, compra de medicamentos, material médico-hospitalar, equipamentos, roupa hospitalar, alimentação, limpeza, manutenção e equipes médicas.

As transferências dos pacientes dos hospitais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II) para as Unidades Mistas do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga, Hospital da Mulher, Carlos Macieira e Hospital Geral tiveram início no último final de semana, depois que foi selada a parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e a Municipal (Semus).

“Já transferimos 70 pacientes, acabamos com a espera no corredor, mas temos a estimativa de que outros 50 pacientes ainda serão transferidos. Os profissionais do estado e do município estão irmanados e fazendo o que é possível. A situação ainda é crítica, mas aos poucos as coisas vão melhorar, precisamos apenas da compreensão das pessoas”, ressaltou o secretário.

O atendimento na rede municipal de saúde já está sendo possível também nas Unidades Mista do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga, Hospital da Criança e Hospital da Mulher. No Socorrão II, o secretário visitou uma nova ala, construída há mais de três meses, mas que até agora não havia funcionado por falta de camas e outros equipamentos. Esse foi totalmente pela SES para receber pacientes ortopédicos e já está em pleno funcionamento.

Com as transferências dos pacientes já é possível encontrar os corredores das unidades, que estavam cheios de pacientes recebendo atendimento em macas, completamente vazios. O diretor do Socorrão II, Ademar Bandeira, afirmou que a situação começa a melhorar. “Temos muitas dificuldades, carência de equipamentos, mas esperamos que a situação mude para melhor partir de agora”, destacou.

Para o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, André Fufuca, a intervenção do estado foi essencial para reverter a situação desumana vivida pelos pacientes. “Constatamos que os corredores agora estão vazios e que os esforços estão concentrados para melhorar o atendimento. Esse é o primeiro passo para humanizar o atendimento e esperamos que o novo gestor dê continuidade a essa iniciativa”, defendeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *