UFMA abrirá curso de Medicina em Imperatriz e Pinheiro

Natalino Salgado

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (28), o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, informou que, no segundo semestre de 2013, será lançado o curso de Medicina, nas cidades de Imperatriz e Pinheiro. Serão 80 vagas, sendo 40 para cada município. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em junho de 2012.
O curso é pioneiro na área nos dois municípios. A decisão do MEC de ampliar o número de vagas para o curso de Medicina em todo o país foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 8 de junho deste ano.
A UFMA conseguiu ultrapassar o número de vagas atuais passando de 100 para 260 vagas em todo o Estado, sendo que para São Luís foram abertas mais 40 vagas e, em Imperatriz serão 80 vagas e em Pinheiro, 40. Estas vagas foram distribuídas para cada semestre. Em todo país, são 1.615 novas vagas.
O reitor Natalino Salgado também, ressaltou a nota quatro, recebida pela instituição, no Índice Geral de Cursos (IGC). “Este, sem dúvida, foi um bom presente para a UFMA, que entrou para o ranking das universidades de elite no Brasil. Vamos agora lutar para conquistar a nota 5 (cinco) que somente 8 (oito) universidades no Brasil possuem”. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Além disso, em 2013, a UFMA vai oferecer, pela primeira vez, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia que vai se tornar um dos pilares da instituição em relação ao programa de expansão e reestruturação. O curso vai durar três anos e seis semestres, com um total de 2.400 horas e, no primeiro momento, vai oferecer 480 vagas, nos turnos matutino e noturno. Até 2015, a UFMA terá que oferecer 600 vagas, distribuídas por três turnos, a partir dos núcleos básico, generalista ou tecnológico, ao final do qual o aluno poderá optar por fazer engenharia civil, ambiental e mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*