Alunos da Uema vão apresentar veículo em competição nacional

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estão finalizando o protótipo de um veículo automobilístico que será apresentado na 19ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras, que acontece de 14 a 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (São Paulo).

Formada por 23 integrantes, sob a orientação da professora Maria Amália Castro, a equipe obteve o 1° lugar na categoria “Espírito de Equipe” e a 9ª na Etapa Nordeste, realizada em novembro.

A estudante Jeyciane Lisboa, integrante da equipe, informou que o projeto foi iniciado no fim de 2012. “Atualmente, estamos finalizando a construção do protótipo e realizando os últimos ensaios de componentes do carro, no Núcleo Tecnológico de Engenharia da Uema (Nutenge)”.

Para construir o veículo, a equipe fez uma minuciosa pesquisa. Como inovação tecnológica, eles apresentam dois sistemas: um anti-capotamento no eixo transversal do veículo e um anti-arfagem veicular excessiva por meio de corte sequencial de ignição em frequências pré-definidas quando este atinge o ângulo limite pré-determinado, regulado por meio de sistema automatizado, não necessitando de posição específica na estrutura do veículo. “O desenvolvimento se deu com um novo tipo de sensor menos suscetível a oscilações do monobloco dos veículos”, explicou o membro da equipe, Daniel Nuna.

Os sistemas foram desenvolvidos para aplicação em veículos da modalidade Arrancada (reconhecida pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA) para as categorias Força – Livre Tração Traseira e demais categorias que necessitem deste corte devido à instabilidade da pressão da bomba de óleo. No entanto, serão realizadas adaptações visando a simplificação, uma vez que todo o sistema foi desenvolvido para trabalhar com sinal de ignição padronizado em 5V.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *