Ei, gata linda, muito bom dia! Na certeza de que está tudo às mil maravilhas por aí, te adianto que aqui embaixo o clima começa a pegar fogo. Tudo por conta das eleições de 2014. Pelo visto, as famílias Lobão e Sarney começam a abrir um fosso divisório, após tantos anos de lutas juntos pela manutenção do poder de um grupo.
Negócio é o seguinte, gata: O ministro das Minas e Energia quer porque quer ser candidato ao governo do Estado. A governadora Roseana Sarney está batendo o pé e já lançou o candidato à sucessão dela, o secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Silva.
Por enquanto, a briga entre os Lobão e os Sarney está nos bastidores, mas algumas ações apontam para um grande estremecimento de alto grau na escala Ritcher. Dias destes, a TV Difusora abriu fogo contra o governo do Estado.
A resposta do governo começou pelo Cintra, escola criada pela Fundação Nice Lobão e mantida pelo Estado. O diretor da unidade de ensino, Arnaldo Martinho, foi convocado para dar explicações sobre atraso do início do ano letivo na Assembléia Legislativa.
Interessante é que a convocação só saiu por conta dos votos dos parlamentares governistas, os mesmos que não aceitam nem sob o pau-de-arara, que o secretário de Educação, Pedro Fernandes, seja convocado.
E assim caminha a humanidade no Maranhão.
Olha, tua netinha, a Lívia deu uma pequena derrapada. Na matemática. Nota 8.25. A mais baixa tirada por ela até então. A luze vermelha foi acesa, para desespero da Elineusa. Bem, vamos agora às mais importantes da semana.
*
Olha, fofura, acontece cada uma por aqui que só quem é acostumado para
Acreditar. A deputada Eliziane Gama conseguiu criar uma CPI, para apurar violência contra a mulher.
Estranhamente, a parlamentar ficou fora do grupo de trabalho. A tradição por estas bandas era a de que o parlamentar autor da proposta de CPI conduzisse os trabalhos. Tem algo de estranho acontecendo na AL.
*
Todos os católicos ainda festejam a entronização do Papa Francisco I. É o primeiro da ordem dos franciscanos e o primeiro da América Latina. Tem dado exemplos de humildade.
*
Primeiramente o Papa evitou aqueles paramentos bordados em ouro e costuma quebrar o protocolo para abraçar deficientes, idosos e quem acha que deve fazer afago.
*
Esta semana, recebeu a visita da presidente Dilma. Se soubesse como foi o aparato da dirigente brasileira, talvez tivesse inventado uma desculpa para não recebê-la.
*
Dilma chegou a Roma na companhia de uma comitiva composta de 54 assessores e alugou uma frota de 17 veículos, para que o grupo fizesse seus traslados inesquecíveis pela histórica cidade. Todos ficaram hospedados em hotel de luxo.
*
O pau está cantando na cidade de Santa Helena, na Baixada Maranhense. O prefeito Lobato, que é primo da ex-prefeita Helena Pavão, decidiu passar a limpo a administração da antecessora.
*
De imediato, determinou à sua bancada na Câmara Municipal, que votasse pelo cancelamento do concurso público realizado na administração passada, por suspeição de irregularidades.
*
É briga de cachorro grande. Lobato é aliado do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino. Helena Pavão é esposa do conselheiro João Jorge Pavão, do Tribunal de Contas do Estado.
*
Ei, gatinha, confirmaram esta semana aqui pro teu pretinho, que a governadora Roseana Sarney vai deixar o governo em tempo hábil, para se candidatar ao Senado.
*
Habilmente, conseguiu convencer o seu vice, o petista Washington Oliveira a aceitar uma cobiçada vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
*
Só otário iria acreditar na história de que Roseana Sarney deixaria a vida pública após concluir o mandato. Ela no Senado é questão de sobrevivência política da família.
*
O pau está cantando na cidade de Santa Helena, na Baixada Maranhense. O prefeito Lobato, que é primo da ex-prefeita Helena Pavão, decidiu passar a limpo a administração da antecessora.
*
De imediato, determinou à sua bancada na Câmara Municipal, que votasse pelo cancelamento do concurso público realizado na administração passada, por suspeição de irregularidades.
*
É briga de cachorro grande. Lobato é aliado do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino. Helena Pavão é esposa do conselheiro João Jorge Pavão, do Tribunal de Contas do Estado.
*
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, está arrumando mais um parangolé. Defendeu nesta quinta-feira (21) o fim do sigilo da identidade de investigados em inquéritos na corte.
*
Ele cobrou que o ministro Luiz Fux, relator de ação sobre o caso, libere processo de sua relatoria para a análise dos demais ministros.
*
Deputados federais, senadores e ministros estão entre as autoridades que têm foro privilegiado no Supremo para investigações criminais.
*
Desde 2010, quando os inquéritos são abertos, em vez de aparecer o nome completo do investigado, ficam disponíveis apenas as iniciais, prejudicando a possibilidade de identificação. O relator de cada inquérito, porém, tem autonomia para decidir se haverá divulgação dos nomes.
*
Já o “Zé Mané”, quando responde a processo, seja qual a instância, tem o nome estampado pela imprensa e é execrado publicamente. Já os “nobres parlamentares”, mesmo pilhados em roubalheiras, recebem todo tipo de proteção.
*
Ta boa a briga entre o Luis Cardoso e o Ilso Mateus. Cardoso acusa o dono da rede de supermercados de sonegação fiscal. Ilson botou o jornalista nas barras da Justiça.
*
O deputado estadual Edson Araújo está correndo o risco de perder o mandato. É acusado de haver “pescado” muitos votos, através da entidade que dirige, a Federação das Colônias de Pesca do Maranhão.
*
O vereador Francisco Chaguinhas botou pra quebrar esta semana na Câmara. Disse que vai pedir a criação da CPI da Multicooper. É uma cooperativa que terceirizava serviços para a Prefeitura. Recebia o dinheiro e não pagava os funcionários.
*
O Brasil perdeu uma de suas melhores vozes. Emílio Santiago fez a viagem celestial. Já está cantando com os anjos por aí, minha gata.
*
Bem, fofinha, com essa, teu neguinho vai ficando por aqui, garantindo que retorna na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque ele é bom.
*
Beijão do filhote amado
Djalma