Município de Ribamar é referência em ações de combate a DANTS

Foto de ribamarAs ações pioneiras e exitosas desenvolvidas pela administração do prefeito Gil Cutrim no combate as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS) foram compartilhadas com 90 prefeituras do Maranhão durante reunião técnica da Rede Estadual com Promoção da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde nesta última semana.

A reunião técnica foi realizada durante três dias (quarta, quinta e sexta-feira) e abordou vários assuntos, tais como Notificação de Violência Doméstica e Sexual, Rede de Promoção da Saúde, Vigilância das DCNT e Projeto Vida no Trânsito.

As ações do município de São José de Ribamar para evitar a problemática das violências domésticas, sexuais e do trânsito foram apresentadas aos representantes dos municípios maranhenses pela enfermeira Joelma Vera, coordenadora do Núcleo de Prevenção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

São José de Ribamar capacitou 100% dos profissionais de saúde do programa Estratégia Saúde da Família e está capacitando 100% dos Agentes Comunitários de Saúde. Esta ação pioneira no Estado está servindo como modelo para os demais municípios.

“Graças ao empenho do prefeito Gil Cutrim e do secretário Rodrigo Valente, somos, hoje, o único município no Estado que tem todos ACS’s capacitados e sensibilizados para informar a Coordenação do programa sobre os casos de violências. A partir da capacitação fornecida, o número de casos informados aumentou em número considerável na cidade, o que evidencia a confiança que as vitimas tem nestes profissionais de saúde”, informou Joelma Vera.

De acordo com ela, a mortalidade por violência no mundo contemporâneo constitui um grande problema de saúde pública, especialmente na população jovem. Os acidentes de trânsito e às violências domésticas são responsáveis, dentre as causas externas, pelo maior número de internações, além de representar altos custos hospitalares.

A coordenadora disse que a SEMUS realiza ações educativas permanentes direcionadas aos profissionais de saúde, alunos da rede municipal, professores, assistentes sociais e psicólogos acerca das violências. São promovidas campanhas ao longo do ano onde são distribuídos a população folders informativos de combate e prevenção da violência, lesões e mortes no trânsito, aos motoristas são oferecidos adesivos com a mensagem “SOU DA PAZ”- caso aceitem a adesivagem em seus veículos, recebem um kit, contendo uma sacola do tipo LIXO-CAR, e uma viseira, ambos com a o slogan da campanha.

Os profissionais da saúde, educação, assistência social e servidores da Casa da Justiça, percorrem praias, praças e pontos turísticos, uniformizados com a camisa e bonés da campanha, esclarecendo as dúvidas da população nas questões relativas às violências. A campanha conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ribamar (SAMU 192), Ministério público e da Secretária de Estado da Segurança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *