Brigada de incêndio simula situação de emergência no prédio do TJMA

brigada de incêndioServidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram de simulação de risco e emergência na sede da Corte (Praça D. Pedro II), recebendo orientações sobre como promover o abandono seguro do prédio com movimentação e transporte de vítimas. O objetivo é aumentar o nível de segurança dos usuários.

A ação faz parte das aulas práticas do treinamento promovido pela Comissão Permanente de Segurança com o apoio do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) para formação da brigada de incêndio local.

Durante a simulação – realizada na última sexta-feira (24) – o prédio foi evacuado, sob orientação dos integrantes da brigada e de componentes do Corpo de Bombeiros. A equipe indicou aos servidores procedimentos para facilitar a saída do prédio durante situação de incêndio. O processo foi concluído em cinco minutos.

“Nunca fomos alertados para uma situação como esta antes. A simulação nos dá a noção sobre o perigo e a necessidade de equipamentos para garantir a segurança pessoal dos servidores em caso de incêndio, por exemplo”, disse a analista Irma Souza.

As atividades são coordenadas pelo diretor de Segurança Institucional do TJMA, capitão Alexandre Magno, e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. “A ação visa instruir o público interno do órgão sobre como agir em situações de risco e emergência e servirá como estratégia preventiva de segurança”, explica Alexandre Magno.

Segundo Alexandre Magno, é necessário estabelecer uma boa interface de atuação, por meio de treinamentos contínuos. “Nesse contexto, os servidores brigadistas possuem uma função muito especial daqui para frente, orientando na prevenção e combate a um princípio de incêndio ou mesmo outros sinistros que possam vir a ocorrer”, acrescenta.

Com a simulação foi possível observar a capacidade de reação dos envolvidos diante de emergências, com uma avaliação sobre o tempo de resposta, ação de socorro às vítimas, entre outros procedimentos em casos de evacuação de prédios públicos.

O CURSO – Segundo o comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Marcelo Ferreira, o curso – orientado pela equipe de elite chefiada pelo major Silva Júnior – capacitará os servidores para adotar, em qualquer lugar, o espírito de segurança na hora de agir num momento de anormalidade.
Para o curso, foram formadas três turmas. A primeira, com a participação de 21 servidores do TJMA, concluiu o treinamento na sexta-feira (24). A segunda receberá as instruções técnicas de 5 a 7 de junho, e a terceira, no período de 12 a 14 do mesmo mês. O treinamento se estenderá as demais unidades do Poder Judiciário na capital e comarcas do interior, respeitando as condições estruturais e físicas de cada uma delas no quesito emergência.
Os participantes estudam temas como a Teoria do Fogo, Prática de Métodos de Extinção do Fogo, Primeiros Socorros, Equipamentos Hidrantes, Mangueiras e Acessórios e Abandono de Área. As aulas são ministradas pelos militares major Silva Júnior, tenente Campos, sargentos Jack, Francis, cabos Henrique e Antonio, e os soldados Portela, Cabral e Alysson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *