Eleições 2014: aumenta pressão da base do PT para que Washington assuma o

 

(Blogue do Robert Lobato)

Washington Luis com a militância petista durante Encontro Regional do PT em Presidente Dutra

O vice-governador do Maranhão, Washington Luis, tem viajado pelo estado enquanto dirigente do PT para acompanhar os vários encontros do partido em diferentes regiões, além de reuniões políticas com a militância.

Onde o vice-governador tem passado aumenta o sentimento de que o grupo liderado por ele será o grande vencedor do Processo de Eleição Direta (PED), que acontecerá em novembro deste ano. O cenário mais provável é que a corrente CNB, e seus aliados, reelejam o presidente Raimundo Monteiro, façam ampla maioria do diretório estadual e indiquem a maior parte dos delegados que decidirão a política aliança do PT para as eleições de 2014.

Um fato curioso, entretanto, tem chamado a atenção nesses encontros regionais do PT: a crescente pressão da base do partido para que Washington assuma o governo caso Roseana Sarney resolva disputar a vaga para o Senado Federal.

Washington discursa durante encontro do PT de Grajaú

Sereno, responsável e cuidadoso em relação ao assunto, Washington tem evitado a dar declarações definitivas quanto ao seu futuro político, até porque qualquer decisão que ele venha a tomar depende da conjuntura do momento, dos interesses do seu grupo no interior do PT e mesmo do conjunto dos interesses do partido. Isso sem falar que a direção nacional do PT terá participação importante nesse processo todo.

De qualquer forma, de todos os possíveis cenários sobre o futuro de Washington, o que mais encontra resistência por parte dos petistas, não somente aqueles ligados ao vice-governador, mas até entre os seus adversários, é quanto a possibilidade dele ocupar uma das vagas do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Esse cenário está cada vez mais distante de tornar uma realidade.

Neste final de semana Washington participou de dois grandes encontros regionais do PT, um na Região dos Cocais, envolvendo 14 municípios (Presidente Dutra, Fortuna, Jatobá, Tuntum, Gonçalves Dias, Governador Eugenio Barros, Dom Pedro, Senador Alexandre Costa, Capinzal do Norte, São José dos Basílios, São Domingos, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha e Santo Antonio dos Lopes), e outro na Região Central do estado, dessa vez contemplando 8 municípios (Barra do Corda, Grajaú, Genipapo dos Vieiras, Arame, Sítio Novo, Itaipava do Grajaú, Formosa da Serra Negra e Fernando Falcão).

E assim segue Washington Luis, se embrenhando nas bases do PT…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *