Instalado posto de recadastramento eleitoral biométrico no Fórum Desembargador Sarney Costa

biometria

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) instalou no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, posto de atendimento para recadastramento eleitoral biométrico e regularização cadastral. O atendimento, que é aberto a toda a comunidade, ocorre das 8h às 14h, nos dias úteis. O posto foi instalado numa sala no térreo, onde antes funcionava a Distribuição. São atendidas 70 pessoas por dia.

O diretor do fórum, juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim, explica que magistrados e servidores do fórum podem agendar o recadastramento pelo ramal 5701. O agendamento vale também para familiares de magistrados e de servidores. Para a população em geral, o agendamento pode ser feito pelo disque-eleitor: 0800-098-5000.

O policial militar Gilberto Sousa Silva, que presta serviços no Fórum Des. Sarney Costa, fez seu recadastramento logo pela manhã, nessa quarta-feira (26). Ele disse que a instalação do posto traz comodidade e facilita esse tipo de serviço tanto para quem trabalha no local quanto para advogados e jurisdicionados que vêm ao fórum. “Facilitou para mim, pois não precisei me deslocar a outro lugar para fazer o recadastramento eleitoral”, acrescentou o policial.

Uma equipe do TRE está fazendo o atendimento no local. Em 15 minutos, no máximo, o eleitor recebe um novo título. Para o recadastramento, a pessoa deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia de documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista, carteira funcional ou carteira de trabalho), comprovante de residência e título eleitoral (opcional).

O eleitor do sexo masculino, nascido até 31 de dezembro de 1995, e que vai requerer a primeira via do título, deve apresentar também comprovante de quitação militar. Quem vota em outro município, inclusive de outro Estado, e queira transferir o domicílio eleitoral para São Luís deve comprovar residência na capital há mais de três meses.

A biometria– Abiometrização do cadastro eleitoral brasileiro é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo detentor do direito de sufrágio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *