Sarney será transferido hoje para hospital de São Paulo

sarney internado

Um quadro de infecção respiratória aguda mantém o senador José Sarney (PMDB-AP), internado e por conta de seu estado de saúde, que inspira cuidados, ele será transferido hoje para o Hospital Sírio Libanês em São Paulo. O peemedebista está sob cuidados médicos desde a madrugada do último domingo (28), quando deu entrada no UDI Hospital, alegando calafrios e febre.

Ainda na tarde desta segunda-feira (29), a assessoria do centro de saúde em que o senador está internado informou que o estado de saúde permanecia estável e que um  novo boletim médico deve ser divulgado na manhã de terça-feira (30). O médico, Carlos Gama, que acompanha José Sarney, diz que mesmo não sendo grave o estado de saúde do ex-presidente requer cuidados.

Um boletim médico divulgado ontem,  informou que o político estava com  infecção respiratória aguda, que começou a ser tratada assim que ele deu entrada no hospital. O tratamento consiste na administração de antibióticos.

Sarney teve uma agenda intensa, antes de ser hospitalizado, no sábado pela manhã ele participou de uma reunião da cúpula do PMDB maranhense, que anunciou a desistência do ministro da Minas e Energias, Edison Lobão (PMDB) da disputa ao governo do estado e consequentemente credenciou Luís Fernando (PMDB), secretário estadual de Infraestrutura, como nome do grupo para a disputa de 2014.

Após a reunião, José Sarney participou na noite de sábado do casamento de sua neta Maria Fernanda Sarney. Durante a cerimônia o senador teria passado mal. Coincidentemente ano passado, durante o casamento de outra neta, Maria Adriana Sarney ocorreu fato semelhante.

Cancelamento de atividades

 Por conta do problema de saúde do pai, a governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou o cancelamento dos trabalhos do  “Governo Itinerante” que esta semana desenvolveria atividades nas cidades de Matinha, Nova Olinda, Penalva e Viana na baixada maranhense.

Roseana embarca nas primeiras horas do dia, junto com seu pai, para São Paulo. Ela faz questão de acompanhar de perto todo o tratamento e a evolução do quadro de saúde do senador. Além da governadora, o deputado federal Sarney Filho (PV), deve embarcar rumo a capital paulista.

Palavra do especialista

 O pneumologista e cirurgião toráxico, Elias Amorim, explica que dependendo do quadro de saúde de José Sarney, a infecção pode se agravar devido à idade e tornar a recuperação mais difícil. “Uma infecção pulmonar pode ser causada por bactéria ou por vírus e pode resultar em pneumonia. É necessário, entretanto, saber o grau de comprometimento dos tecidos e avaliar o grau de infecção. As defesas do organismo diminuem conforme a idade, e isto pode levar o paciente a ficar debilitado mais rápido, dificultando o tratamento”. O especialista destaca ainda que, apesar de ser uma do risco de uma infecção respiratória, a doença é reversível e o tratamento é feito à base de antibióticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *