Com quase metade da frota de ônibus circulando acima da idade máxima permitida por lei, em São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) anunciou que convocará o SET para definirem um cronograma de renovação da frota de ônibus da capital. Atualmente, 40% dos veículos utilizados no transporte coletivo de São Luís têm mais de 10 anos de fabricação, o que provoca reclamações de usuários. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), porém, afirmou que não tem interesse em renovar a frota de ônibus que opera na capital até que seja definido o processo de licitação do serviço de transporte urbano de passageiros pela Prefeitura de São Luís.
Para o SET a renovação da frota de ônibus da capital é inviável, porque as empresas não têm condições financeiras de fazer esse tipo de investimento, pois a defasagem da tarifa – que segundo cálculos do sindicato chega a 35% -, além da pirataria no setor e o número elevado de gratuidades, comprometem a receita das empresas. Para os empresários, a troca dos veículos só seria possível com o aumento da tarifa em valor equivalente ao da defasagem e a concessão de incentivos, como a redução de impostos para o setor.