Desembargador Bernardo Rodrigues é o mais novo cidadão grajauense

Bernardo Rodrigues recebendo cidadania

O desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, é o mais novo cidadão grajauense. A honraria foi entregue nesta quinta-feira (26), em sessão solene, na Câmara Municipal, pelo ex-vereador e secretário municipal Clesiomar Martins Viana que propôs, em 2008, a concessão do título por meio do Decreto Legislativo n.º 005-2008.

A cerimônia – presidida pelo vereador Marinaldo Alexandre da Silva, presidente da Câmara Municipal – contou com as presenças de membros da Corte Eleitoral, juízes eleitorais e de direito, vereadores e pessoas da comunidade.

O juiz eleitoral Holídice Cantanhede Barros (titular de Grajaú) declarou que essa homenagem é mais do que justa, pois o desembargador é uma das grandes personalidades do Poder Judiciário maranhense. “Esse título é a união perfeita entre a cidade de Grajaú, com tantas qualidades, e o senhor, um magistrado simples e da maior estirpe”, ressaltou.

“Desembargador, o povo de Grajaú é bom, amigo e trabalhador e agora tem orgulho de tê-lo como cidadão grajauense, pois a partir de hoje teremos uma voz forte em defesa do povo da nossa região”, afirmou o autor da proposta.

O desembargador Bernardo, muito emocionado, agradeceu a indicação do seu nome e afirmou ao povo grajauense que seu coração sempre esteve com eles e que agora teve a oportunidade de devolver a gratidão e o carinho que recebeu de todos aqueles que marcaram seu caminho e que hoje contribuíram para o reconhecimento e entrega desse título.

Carreira

José Bernardo Silva Rodrigues nasceu no ano de 1946, em São Luís (MA), onde concluiu, em 1970, o curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Em 1981, foi aprovado para o cargo de juiz, exercendo suas atividades judicantes nas comarcas de Porto Franco, Araióses, Timon e São Luís, onde foi diretor do Fórum “Des. Sarney Costa’, juiz eleitoral da 88ª zona, diretor do Fórum Eleitoral, juiz auxiliar da Corregedoria, membro efetivo da Justiça Eleitoral por dois biênios consecutivos.

Em 2008, como resultado de anos de serviço e dedicação à magistratura, foi alçado, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Atualmente, integra a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão e, em maio de 2010, com a criação da Ouvidoria, tornou-se o primeiro ouvidor do Poder Judiciário maranhense.

Foi eleito para compor a Corte Eleitoral no biênio de 2011/2013. Exerceu os cargos de vice-presidente, corregedor e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Exerce, atualmente, o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Também é cidadão das cidades de Barra do Corda, Porto Franco e Timon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *