E-mail pra dona Bibi

Email_Dona_Bibi

Ei, cidadã, muito bom dia! E vamos logo acordar mulher, que hoje tem muita novidade! Só daqui, ó. O Gláucio Alencar e o pai dele, o José Miranda Alencar estão nas paradas de sucesso novamente. A PF declarou que está configurada a participação da dupla no esquema da agiotagem no Maranhão. Pelo menos 32 prefeituras já foram identificadas, como autoras de drenagem do dinheiro público para pagamento de agiotas.

Agora, morena, a PF deveria dar os nomes dos prefeitos. Sei que são ex-prefeitos, mas essa falta de informação, faz com que adversários dos atuais gestores façam a maior confusão no interior do Estado. Só espero que a Justiça não venha a pôr em liberdade o Gláucio e o pai dele, assim como fez com o Fábio Capita, também acusado de envolvimento na morte do Décio Sá.

Olha, cidadã, a Laura está chegando da Imperosa no próximo dia 2. Vai ser uma fanfarra lá na casa da Elineide, entre a Laura, o Miguel e a Lívia. Bem, vamos deixar essas pendengas familiares de lados para abordarmos as questões mais importantes.

*

Nada como a aproximação de uma eleição para que se desenterrem defuntos. Já estão anunciando por aqui,  através até de locutores de propaganda de lojas, a licitação para construção da Refinaria Premium de Bacabeira. Dizem que será em 2014.

*

Podes acreditar, Bibi, é a mais pura verdade. Teu pretinho aqui é que não aposta um vintém furado nessa história. Lembro, minha fofa, como se fosse hoje, da patacoada de 2010, promovida pelo então presidente Lula.

*

O homem foi lá em Bacabeira, lançar a pedra fundamental. Fez um discurso delirante, anunciando que  até 2012, o Maranhão estava livre das amarras da miséria, com o advento da maior refinaria do país, que iria processar 600 milhões de litros de petróleo ao dia.

*

Seria a redenção econômica do Maranhão, Bibi, porque a refinaria geraria 100 mil empregos, num projeto de 2 bilhões e 600 mil dólares. Essa encenação fez a Dilma ser mais votada no Maranhão e garantiu a eleição da governadora Roseana Sarney.

*

Pois bem, o tempo foi passando e aí foi se descobrindo que a refinaria prometida não passara de um conto de vigário, assim como foi, em 1994,  o pólo de confecções de Rosário. Olha que os dois projetos de fantasia ficam bem próximo um do outro.

*

Como resultado, até gora, sabe-se que foram gastos 1 bilhão e meio de reais só com a terraplanagem. As empresas que construiriam a gigantesca refinaria foram embora, até porque os humores da economia mundial impediam tal empreendimento.

*

Mas como tem eleição à vista, dona Dilma quer reeditar a votação no Maranhão e mandou a presidente da Petrobras, a “simpática” Graças Foster, a  anunciar a tal licitação para  ano que vem, talvez no período eleitoral.

*

Uma graça mesmo essa história, minha fofa. Só no Brasil acontecem piadas como essa, Falando nisso, como anda a prospecção de gás natural do Eike Batista pelo interior do Maranhão?

*

Foi outra enganação. O homem que sucumbiu após ser considerado o oitavo empresário mais rico do planeta, andou perfurando o Maranhão inteiro feito tatu, dizendo que o Estado estava caminhando para sua independência econômica e coisa e loisa.

*

E  o governo do Estado pegou carona na história. Em Capinzal do Norte, o Eike disse que havia encontrado a metade de uma Bolívia, no que concerne à  quantidade do gás natural ali encontrado.

*

O cidadão era reverenciado como um novo Midas, recebido com tapete vermelho por onde andava. Na realidade, dava era bom dia com o chapéu alheio, já que operava era com o dinheiro do  caridoso BNDES, onde deixou um cano de mais de 10 milhões de dólares.

*

Agora, resta saber como irá pagar os trabalhadores que operavam as empresas deles no Maranhão, incluindo São Luís e os proprietários dos maquinários, todos arrendados.

*

Malandro dá sorte no nosso Estado Bibi, já que o governo sempre está pronto para abrir as pernas a eles. Vide o caso do chinês do polo de confecções de Rosário. Como vamos para nova eleição, já estão reeditando o golpe da refinaria e, com certeza, outras e outras maravilhas serão anunciadas dentro de pouco tempo.

*

Ah, Bibi, tão querendo fritar o mandato do deputado federal Domingos Dutra, acusado de empregar em seu gabinete, na Câmara Federal, uma cidadã que não saía de São Luis.

*

O caso já está no Ministério Público Eleitoral Federal, que, com certeza, deverá fazer a denúncia, já que o Dutra, que ainda está no PT, é da oposição.

*

Acho estranha essa atitude. Aí Bibi, botei a cuca pra funcionar e entrei na máquina do tempo. Fui para 2006, onde um escândalo quase eclode e logo foi ab abafado, com participação da oposição e do governo.

*

Esse meio escândalo (se é que existe meio escândalo), envolveu a então deputada estadual Maura Jorge, prefeita reeleita da cidade de Lago da Pedra, na região do Médio Mearim.

*

A então parlamentar pegou a procuração de uma doméstica lá do interior e nomeou a distinta para um tal de ISSO, lá na AL, com salário de quase 10 mil contos, como diria o saudoso Jairzinho.

*

Ia tudo bem, até que a doméstica completou 60 anos e foi em busca da Previdência Social, atrás de sua aposentadoria. Aí veio a surpresa, quando o funcionário do INSS lhe disse que ela nãom podia ser aposentada porque era alta funcionária do Poder Legislativo Estadual.

*

A mulher estrebuchou e o caso chegou a ser  publicado timidamente num portal. Horas depois a postagem foi retirada. Forças do governo e da oposição se mobilizaram para evitar a divulgação da história.

*

Naquele ano,  Maura Jorge se elegeu pelo PDT. Tempos depois, deixou a sigla, dizendo que ali só tinha traidor e voltou para o grupo Sarney onde garantiu seu habeas corpus político. Eis dois episódios semelhantes, com resultados distintos.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo que retorna na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com teu pimpolho aqui.

*

Beijão do filhote amado

Djalma

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *