E-mail pra dona Bibi

Olá, minha  fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas encontrem todos aí na maior satisfação, com as bênçãos do Nosso Senhor. Por aqui, minha fofa, uma aliviada na política, por conta do clima do Natal e do Ano Novo.

Sempre a mesma lenga-lenga. Os comerciantes vendendo  e faturando aos tubos, pelo nascimento de Jesus Cristo e lançando esperanças de um ano novo “repleto de esperanças”. As lojas estão sempre cheias.

 

É neguinho se atolando em dívidas como sempre acontece nesse período.

Geralmente, quem é funcionário público, já começa o ano, não muito legal,  já empenhando parte do 13º salário no banco de sua predileção.

Nos dias que antecedem  o Natal e Ano Novo, Bibi, empresários e

dirigentes de empresas públicas reúnem os funcionários.  São abraços de tamanduá pra tudo enquanto é lado.

É neguinho tentando derrubar o colega.  Fulano e sicrano, que passaram o ano todo sem se falarem, se abraçam  como velhos amigos e  tudo vai continuar do  jeito anterior  quando o ano novo chegar, é só esperar.

São datas esperadas com sofreguidão pela classe empresarial,  pois são eles que criam o clima de cordialidade e de gastança, em nome do lucro. Não adiante tentar modificar a tradição. É assim e assim vai continuar.

Olha, morena, teu pretinho aqui não muda. Participa de alguns almoços e jantares porque é o jeito. Mas nas vésperas dos dois dias mais festejados do calendário cristão, fica trancado com dona Elineusa e dona Lívia, a general e a capitã.

No máximo, uma ida à casa dos sogros e de volta pra casa. É muito melhor o aconchego do lar do que  a loucura que é a véspera de ano   novo, com saldos trágicos quase toda vez. Tomara que esse ano haja menos violência.

 

Bem, agora, cidadã, vamos às mais importantes da semana.

*

Não queria falar em violência, mas não tem jeito, minha fofa. Lá no Complexo de Pedrinhas, agora deram para matar uma cambada de uma vez e deixarem outros amarrados para morrer posteriormente.

*

Foi o que aconteceu na última terça-feira. Um conflito entre facções lá no que chamam de  “Caldeirão do Diabo” ou “ Sucursal do Inferno”, resultou, na parte da manhã, na morte de quatro detentos.

*

Dos quatros mortos pela manhã, Bibi, três foram decapitados. Um

cenário de horror. Já no final da tarde, outro preso foi morto.

Encontraram o dito cujo enforcado.

*

Há quem diga que ele foi “suicidado”. O certo, Bibi de Deus é que o clima lá pelo presídio é horripilante. Coisa de doido. Os sistemas de segurança e prisional são os piores do Brasil.

*

O secretário de Administração Penitenciária, delegado Sebastião Uchoa, quando assumiu o cargo, deitou falação. Até parece que o cenário ia mudar, nada disso, parece que está é piorando.

*

Interessante, morena, é que na chacina anterior a essa, a governadora Roseana Sarney chamou a Força Nacional. Continuam as tentativas de fuga, os motins e  as execuções. Reza aí pela gente, mulher!

*

Olha, fofa, o secretário municipal de Educação, o professor Geraldo Castro, gente finas como poucos, sempre curte nossa conversa dominical. É sério e competente e está enfrentando um problema com o prefeito de Santa Inês, o Ribamar Alves, acusado de assediar sexualmente a esposa dele, a juíza Larissa Castro.

*

Por conta disso, não teve como participar do Festival de Poesia, organizado pela UEB Honório Odorico Ferreira, lá no Tajipuru, que aconteceu na última sexta-feira.  Centenas de moradores do povoado e de áreas adjacentes, foram espera-lo, mas a situação constrangedora porque passou a esposa dele justifica sua ausência. Mas ele deveria ter mandado um representante.

*

Passaram a pua no mandato do vereador Beto Castro, acusado de ter mais de três carteiras de identidades e uma cambada de CPFs. Trocaram 12 por uma dúzia.

*

Ele será substituído pelo primeiro suplente da coligação, o nosso

conhecido Carioca. Logo que o TRE anunciou o resultado, Carioca tocou foguetes, foi para o shopping e comprou uns quatros ternos novos.

*

Nem te conto!  O ex-prefeito João Castelo está como a noiva cobiçada

do bairro. Apanhou mais do que cachorro quando invade festa de tudo

enquanto é lado, no tempo em que estava administrando a cidade.

 

*

 

O  Sistema Mirante não lhe dava trégua. Agora, está sendo cortejado tanto pela oposição como pelo governo. “Pode ser um bom, companheiro”, dizem os que querem o apoio do homem para 2014.

*

Mas, Bibi, só estranha essa história quem é neófito em política. O

Lula, antes de se tornar presidente, esculhambava todo mundo. O Collor disse que meteria o Sarney na cadeia quando assumisse a presidência eo FHC, apanhou do PT, esculhambou o Lula e o Sarney, enquanto a Dilma, apanha e bate na turma da oposição.

*

Hoje, o Sarney é o termômetro do PT e todos eles viajaram juntinhos, como se fosse a  antiga turma da universidade, para os funerais do Mandela, não lembra?

*

O prefeito de Cantanhede, José Martins, o Cabão, ainda está

comemorando. Foi absolvido por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral. Queriam lhe tomar o mandato na marra, sob acusação de abuso de poder econômico e outras mazelas.

*

Cabão costuma dizer que bateu o marido e a mulher, numa referência ao secretário de Cidades, Hildo Rocha, de quem ganhou a primeira eleição e a esposa deste, Miriam Rocha, a quem venceu no último pleito.

*

O presidente da  Assembleia Legislativa, o Arnaldo Melo já faz plano para quando assumir o governo do Estado, em abril do ano que vem, quando a governadora Roseana sair para disputar o Senado.

*

Mas há quem diga que vão lhe cortar a curica na mão. É que há

informações de que vão provocar eleição indireta para a escolha do governador da transição. Aí já viu, né…

*

O STJD decidiu punir a Portuguesa, para evitar a queda do Fluminense para a Segunda Divisão. Foi a famosa virada de mesa, a vitória do tapetão. Se os dois times tivessem em situação inversa, Bibi, com certeza o resultado seria outro.

*

Por aqui, falando em esporte, o Sampaio continua dando as cartas.

Depois de um empate com o MAC na terça-feira, vai decidir com o mesmo time a Copa S ão Luís.

*

Já o Moto Clube, corre o risco de ficar sem presidente a qualquer

momento. O Roberto Fernandes está ávido  para entregar o boné.

Prometeram-lhe mundos e fundos e o deixaram na mão.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui,

garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer

porque sempre foi legal com o tem fofinho.

*

Beijão do teu filhote amado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *