Roberto Rocha abre Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais

rocha e conaci

Foi aberto na noite desta quarta-feira (26) no WH Rio Poty Hotel, o II Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais. O evento tem o objetivo de reunir prefeituras de vários estados do país para discutir problemas sociais e buscar soluções por meio de consórcios públicos.
O encontro se estende até sexta-feira, 28, e conta com a presença de representantes do Governo Federal, prefeitos, secretários executivos e representantes de consórcios públicos de todo o Brasil.
Para o presidente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR) e vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, eventos como esses contribuem para sensibilizar o país mostrando a importância dos consórcios. “Buscamos solucionar problemas sociais não só de São Luís, mas do país como um todo, querendo sempre direcionamentos que melhor atendam a sociedade”, disse.
Ainda de acordo com Roberto Rocha, colocar em discussão o tema é de fundamental importância para enfrentar os problemas, resolvê-los e avançar. “No próximo congresso estaremos muito mais fortes com soluções reais para alguns problemas”, acrescentou.
Após solenidade de abertura, a subchefe de assuntos federativos da Presidência da República (SAF – PR), Paula Ravanelli Losada, abriu o ciclo de palestras com o tema “O Consórcio Público como Instrumento de Gestão Regional/Territorial para o Fortalecimento de uma Política de Estado”.
Na programação de hoje, o Congresso começou com a conferência o papel do Consórcio Público diante da nova política nacional de desenvolvimento regional. À tarde acontecem as mesas redondas e nova conferência sobre gestão financeira dos consórcios públicos.
Programação de sexta-feira
O último dia de congresso será aberto com grupos de trabalho a partir das 8h. Em seguida serão realizadas oficinas “Gestão em Contabilidade de Consórcios Intermunicipais” e “Gestão em Recursos Humanos de Consórcios Intermunicipais”, além dos painéis “Gestão em Compras e Licitação de Consórcios Intermunicipais” e “Processo de Formação de Consórcios Públicos”.
No enceramento, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para elaboração de propostas que comporão a Carta de São Luís, um documento que refletirá o pensamento do segmento organizado dos consórcios Intermunicipais e será apresentado às instâncias e organizações envolvidas com políticas públicas consorciadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *