(Folha)
Preso e aprontado como sócio de um bilionário esquema de lavagem e dinheiro investigado pela policia federal, e o ex-diretor de Petrobras Paulo Roberto Costa reuniu-se como ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar de investimento numa refinaria no Ceará
Uma deputada federal e um empresário também estiveram na audiência, que correu em 25 de fevereiro deste ano e contou ainda com a presença do secretario de petróleo da pasta, Marco Antonio Martins Almeida.
O Ministério da Minas e Energia confirmou o encontro.A pasta informa que foram agendadas duas audiências, solicitadas pela deputada federal Gorete Pereira ( PR-CE), para tratar de assuntos referentes a investimentos numa refinaria do Ceará.
Na primeira reunião , no dia 15 de janeiro, a deputada foi ao ministério acompanhada apenas pelo empresário Sérgio Canozzi. Na segunda, no mês seguinte, Paulo Roberto Costa os acompanhou.
Nenhuma das audiências consta da agenda oficial do ministro Edison Lobão, disponível no site do órgão. Segundo a Folha apurou, Canozzi e Costa fizeram lobby pela estatal chinesa Sinopec. A intenção era que a chinesa se associasse á Petrobras para viabilizar os investimentos na refinaria cearense.
O governo federal e petroleira brasileira já vinham negociando parceria com a Sinopec para completar as obras da Premium II, o pano de negócios de Costa e Canozzi é mecionado de um e-mail encontrado num computador do ex-diretor da Petrobras , durante buscas da operação do Lava Jati
Em 23 de dezembro de 2013, Canozzi enviou um e-mail a Costa , em que diz estar esperando para se reunir o ministro “ nos próximos dias”.” Estou fazendo o possível para termos o assunto da refinaria resolvido imediatamente”, escreveu.
No diua 4 de janeiro deste ano, o empresário lista como prioridade número um nome “ LOBÃO” seguido por: “ Garantem nossos amigos que serei recebido na semana entrante, conforme tua disponibilidade seria conveniente irmos os dois”. Canozzi foi recebido em 15 de janeiro.
Entre os documentos apreendidos também estão cartões de visita da deputada federal, de Martha Lyra Nascimento, chefe da assessoria parlamentar de Minas e Energia, e do secretario Marco Antonio , Foi Martha Lyra quem gorete procurou para solicitar a audiência com Lobão.
Nos papeis recolhidos pela Polícia Federal, ainda há o registro de dois encontros agendados entre Costa e Canozzi, nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano. A reportagem não conseguiu obter informações sobre o encaminhamento dado pelo ministério ao negocio envolvendo a Sinopec e a Petrobras após as reuniões dom a deputada, Costa e Canozzi.
De acordo com a deputada, ela foi procurada por Canozzi por meio de um amigo comum para tratar da refinaria. Gorete afirma que a instalação da refinaria e os investimentos são um “ sonho dos cearenses”
Na primeira reunião no ministério, Canozzi relatou a reclamação dos chineses, que dizem não ter sido recebidos pela presidente Petrobras Graça Fostes, e sim por diretores da estatal.
Na reunião , segundo Gorete , o ministro Lobão afirmou que Graça receberia um representante da estatal chinesa que tivesse poder na decisão.Na segunda reunião, com presença de Paulo Roberto Costa, a deputada afirma que ficou acertado que os chineses enviariam representantes. O ex-diretor da Petrobras, segundo Gorete, ficou calado a maior parte do tempo.
“ So vi essas pessoas duas vezes na vida. É um sonho dos cearenses ter a refinaria e queria saber do ministério se o projeto ia ser para agora. Um deputado nesses casos é como um’pedinte de luxo’. Temos interesse em trazer esses investimentos e empregos para o nosso Estado” , disse a deputada Gorete Pereira.