Câmara de Vereadores de São Luís homenageia Tribunal de Justiça

homenagem do tj

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), terceira Corte mais antiga do país, foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de São Luís, pelos relevantes serviços prestados à sociedade e à Justiça em seus 200 anos de existência. A homenagem foi proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues, por meio do Requerimento 589/13.
Em cerimônia no plenário do Legislativo Municipal, a vice-presidente do TJMA, desembargadora Anildes Cruz – representando a presidente da Corte, desembargadora Cleonice Freire – recebeu a placa e o diploma homenageando o Poder Judiciário.
A magistrada agradeceu a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores e destacou o papel dos magistrados como testemunhas e como protagonistas das transformações em curso na Justiça Estadual, cujos avanços em dois séculos de existência são bastante visíveis.
“Em dois séculos de funcionamento o Tribunal de Justiça expandiu sua estrutura física e de pessoal, interiorizou suas ações e hoje está presente em 133 comarcas do Estado”, lembrou Anildes Cruz, ressaltando o esforço da atual gestão em ampliar esse crescimento.
Segundo a desembargadora, esse desempenho em melhorar a cada gestão, resulta da dedicação da imensa maioria dos seus 263 magistrados do 1º grau, e 27 do 2º grau, empenhados em aprimorar a produtividade nos julgamentos e superar os entraves causados pela avalanche processual.
Presente à solenidade, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Gervásio Santos, destacou a importância do Poder Judiciário na promoção da Justiça, exercendo a sua função constitucional de guardião das leis.
Ao expor os motivos para homenagear o TJMA, o vereador Ivaldo Rodrigues relembrou que a proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares municipais, que reconheceram o importante papel desempenhado pelo Judiciário em prol da Justiça, atuando com equilíbrio nas questões judiciais que envolvendo interesses do cidadão e do Estado. “Julgar pessoas é uma nobre e difícil missão”, afirmou.
Os desembargadores Guerreiro Júnior, Nelma Sarney e Cleones Carvalho e Maria dos Remédios Buna também foram agraciados com o Diploma. Na ocasião, eles foram também representados pela desembargadora Anildes Cruz.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Isaías Pereirinha e contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente Rodrigo Maia, representando o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda, e da promotora Maria da Glória Mafra, representando o presidente da Associação dos Promotores, Carlos Augusto Cutrim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.