Herói, Júlio César leva Brasil às semifinais

julio cesar

Com dois pênaltis defendidos por Júlio César, a seleção brasileira venceu o Chile por 3 a 2 nos pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1, neste sábado (28), no Mineirão, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Júlio César defendeu as cobranças de Pinilla e Alexis Sánchez, enquanto Jara acertou a trave. David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram os gols do time brasileiro nos pênaltis, enquanto Willian e Hulk perderam.

Com a classificação, a seleção encara na próxima fase o vencedor do confronto entre Colômbia e Uruguai, que se enfrentam ainda neste sábado (28), no Maracanã, a partir das 17h.

O jogo das quartas de final está marcado para a próxima sexta-feira (4), em Fortaleza. A seleção brasileira não poderá contar com o volante Luiz Gustavo, que recebeu o segundo cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática.

Foi a quarta vitória do Brasil sobre o Chile em Copas do Mundo. As outras foram em 1962 (4 a 2), 1998 (4 a 1) e em 2010 (3 a 0).

Foi também a terceira vitória da seleção brasileira nos pênaltis em quatro disputas em Mundiais: venceu em 94 (contra a Itália) e em 98 (diante da Holanda). Em 86, o Brasil caiu para a França.

O único marcado pelo time brasileiro no tempo regulamentar saiu justamente em um ponto fraco do adversário: a bola parada. A média de altura dos jogadores chilenos que iniciaram a partida foi 1,75 m. Já o Brasil contou com uma equipe com altura média de 1,81 m. O gol chileno saiu em uma saída de bola errada da seleção.

Não é apenas na média de altura que a seleção brasileira difere do rival. Um enorme abismo financeira separa as duas equipes.

No campo, o time brasileiro vale três vezes mais que os chilenos. Estudo da Transfermarkt, site alemão especializado em negociações no mundo do futebol, revelou que os 23 brasileiros que disputam o Mundial valem R$ 1,5 bilhão, enquanto os chilenos R$ 459,97 milhões.

O JOGO

As duas seleções entraram em campo marcando a saída de bola e apostando nos lançamentos longos. Assim, não conseguiam criar jogadas perigosas.

O Brasil marcava forte principalmente do lado esquerdo. Hulk ajudava Marcelo na marcação. Aos 12 minutos, o time brasileiro reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro inglês Howard Webb em cima do atacante Hulk.

Com o passar do tempo, a equipe Felipão foi se acertando em campo e conseguiu abrir o placar. Após cobrança de escanteio de Neymar, Thiago Silva desviou e David Luiz disputou com o chileno Jara e a bola entrou.

O Chile não se abateu com o gol tomado e conseguiu o empate em uma falha brasileira. Melhor em campo, Hulk errou o passe e Vargas aproveitou para rolar em direção a Alexis Sánchez, que finalizou cruzado e deixou tudo igual.

Ainda na etapa inicial, o Brasil criou duas boas chances. Oscar cruzou da direita, Neymar cabeceou e a bola passou raspando a trave. Na sequência, o camisa 10 recebeu lançamento de Thiago Silva nas costas da defesa e, dentro da área, mas demorou para finalizar. A bola ainda sobrou para Fred, que mandou por cima do travessão.

No final da etapa inicial, o Chile ameaçou novamente em uma saída de bola errada. Luiz Gustavo errou o passe e a bola sobrou Vargas, que invadiu a área e foi travado na hora da finalização.

Na etapa complementar, a seleção brasileira tentou tomar a iniciativa, enquanto o Chile marcava forte e tentava explorava o contra-ataque. Aos 9, após lançamento para a área, Hulk dominou e mandou para a rede. No entanto, Howard Webb alegou que o brasileiro dominou a bola na mão.

Com o passar do tempo, o Chile passou a controlar o jogo. A equipe marcava a saída de bola da seleção brasileira e valorizava a posse de bola.

Sem o time conseguir sair para o jogo, Felipão fez duas alterações. A primeira foi a entrada de Jô na vaga de Fred. Logo depois, colocou Ramires no lugar de Fernandinho. Neymar esteve sumido em campo na etapa complementar.

Assim, o Chile criou uma excelente oportunidade aos 18 minutos, quando Aránguiz completou uma jogada pela direita e exigiu excelente defesa de Júlio César.

A seleção criou o seu melhor lance aos 28, quando Jô, livre, furou um cruzamento da esquerda. Sete minutos depois, Hulk fez linda jogada individual e concluiu para boa defesa de Bravo.

Apesar dos lances, o Chile dominou o jogo e pressionou a seleção brasileira nos minutos finais. Nervosa, a equipe de Felipão errava passes e não conseguia sair para o jogo.

PRORROGAÇÃO

O Brasil procurou mais o jogo na etapa inicial da prorrogação, enquanto o Chile demonstrava cansaço e não conseguia repetir a mesma atuação do segundo tempo.

Na segunda metade do tempo extra, Felipão colocou Willian na vaga de Oscar. Apesar de arriscar mais, a seleção esteve longe de suas melhores atuações e não conseguiu assustar o goleiro chileno Bravo.

Mesmo assim, a melhor chance foi chilena aos 14 minutos da etapa complementar, quando Pinilla acertou o travessão de Júlio César.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *